Paraná
02.10.2015A 3ª edição dos Jogos da Educação Especial da Primavera (Joeep) começou
nesta segunda-feira (28), em Curitiba, e conta com a participação de 600
alunos de 10 escolas da capital paranaense que ofertam a educação básica na
modalidade educação especial. Elas atendem alunos com deficiência
intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do
desenvolvimento. A competição acontece até sexta-feira (2), na Escola
Estadual de Educação Básica Lucy Requião de Mello e Silva.
O objetivo dos jogos é promover a interação coletiva e contribuir para o
desenvolvimento de habilidades nos alunos com Transtornos Globais de
Desenvolvimento (TGD). “O aluno com transtorno global tem necessidades
específicas. Então, o nosso primeiro objetivo é que esse aluno se veja
como sujeito participativo e que ele possa trabalhar em equipe e
respeitar o grupo”, explicou a diretora do Lucy Requião, Edimara
Zanocini.
As modalidades esportivas foram escolhidas respeitando as necessidades
de cada aluno para que contribuam no desenvolvimento de habilidades como
concentração, tolerância e organização. “Queremos ensinar que ganhar e
perder faz parte da vida. Esporte é lazer e representa qualidade de
vida”, disse Edimara.
Durante a semana serão realizadas atividades de atletismo, futsal,
basquete, basebol, vôlei, arremesso de peso e golfe-7, modalidade de
golfe criada especificamente para o desenvolvimento psicológico e motor
de alunos especiais. O aluno Giovani Feliciano Cunha vai participar do
Golfe-7. Segundo ele, é necessária muita dedicação para aprender o
esporte. “Tem que prestar atenção no que o professor fala e praticar
bastante”, disse o aluno, que treina no colégio duas vezes por semana.
Liria Costenaro, mãe do aluno Guilherme Costenaro, fez questão de
acompanhar a participação do filho na abertura dos jogos. “É preciso que
os pais participem da vida escolar dos alunos para que possamos ampliar
a oferta de atividades diferenciadas que contribuam para o
desenvolvimento dos nossos filhos”, disse.
Segundo Liria, atividades de esporte, cultura e lazer colaboram para a
socialização dos alunos. “Faltam atividades diferenciadas para nossas
crianças e adolescentes, principalmente os jovens e adultos, e esse
trabalho que a escola desenvolve é muito importante para a formação
deles”, contou a mãe do estudante.