Escola Piauiense realiza Projeto Piloto Trânsito Livre

Projetos e Premiações

22.08.2019

A máxima de que a educação é construída desde cedo é extremamente válida quando o assunto é trânsito. Já que a necessidade de deslocar-se é intrínseca ao ser humano, é necessário que ela seja feita da maneira mais segura possível, o que não é uma realidade no cenário das vias públicas brasileiras.

Pensando assim, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Companhia Independente de Trânsito (CIPTRAN), e com apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e do Hospital da Polícia Militar (HPM), realizaram a abertura do Projeto Piloto Trânsito Livre, no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, localizado no bairro Dirceu.

O projeto é baseado nas estatísticas sobre acidentes de trânsito na cidade de Teresina e é destinado para alunos do Ensino Médio, com o objetivo de conscientizar os jovens a adotarem um comportamento mais seguro no trânsito, visando contribuir para a diminuição da violência, e melhorando consequentemente a qualidade da circulação nas vias e zonas onde o trânsito é mais conflituoso.

De acordo com diretora da escola, Tetê Castro, a temática já vem sendo trabalhada há algum tempo na escola. "A ideia é levar os nossos alunos a pensarem a sua condição enquanto cidadãos participantes do meio e buscar a transformação desse meio, de uma forma consciente. O projeto é de grande importância porque trata de um tema que todos conhecem, mas poucos respeitam, que é o trânsito", afirma.

Por meio do projeto, deverão ser beneficiados inicialmente 100 alunos do 1ª série do Ensino Médio, e posteriormente os outros estudantes da escola. O projeto contará também com acompanhamento de especialistas no trânsito, na educação e profissionais das áreas da pedagogia e psicologia.