Escola piauiense promove ação contra desperdício de papel

Conciência Ambiental

11.10.2017

A Unidade Escolar Deputado Alberto Monteiro está desenvolvendo um projeto de conscientização com os alunos sobre o desperdício de papel em sala de aula.

O tema "desperdício de papel" surgiu a partir da constatação de que uma grande quantidade de papel (folhas de caderno) vinha sendo desperdiçada pelos alunos em sala de aula, diariamente, no turno manhã.

O projeto teve como foco as questões ambientais visando desenvolver conhecimentos e estabelecer condições para os estudantes relacionarem-se de forma positiva com o meio ambiente, valorizando-o como parte integrante e sentindo-se responsáveis pela sua preservação. Além disso, permitiu a contextualização, na prática, de conteúdos matemáticos vistos durante o ano letivo.


O aluno Gabriel Araújo, do 8º ano, explica que eles pretendiam, principalmente, chamar a atenção dos pais e alunos para evitar o desperdício de papel em sala. "Além de gastar dinheiro, gasta os recursos naturais. Quando começamos a recolher os papéis no inicio da pesquisa, chegamos a recolher mais de 200 folhas inteiras em uma única sala, fora as rasgadas".

A diretora Leda da Costa diz que esse foi um dos assuntos tratados em uma reunião no início do ano com pais e alunos. ?Observamos que, além do desperdício, ainda atrapalhava o aprendizado em sala de aula porque os alunos se distraíam com coisas alheias ao ensino como aviões, bilhetes e bolas que eram usadas para jogar uns nos outros?, disse.

"Notamos que houve uma diminuição do desperdício de papel em sala de aula, mas ainda temos um caminho muito longo a percorrer nessa tarefa de conscientização", finaliza Gabriel.


A Unidade Escolar Deputado Alberto Monteiro atende a 400 estudantes, nas modalidades Ensino Fundamental e EJA Fundamental e Médio, nos turnos manhã e noite.