Escola paraense reforça parceria com a família

Gestão Escolar

23.02.2017

Trezentos pais de alunos aproveitaram a manhã desta quarta-feira(22) para se reunir com os gestores e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Pedro I, no bairro de Val-de-Cans, para externar o apoio aos estudos dos filhos no ano letivo em 2017. “A escola convidou os pais dos alunos para participar dessa primeira reunião, com a intenção de que pais e mães pudessem trocar informações e receber orientações sobre o funcionamento da escola. A proposta foi, então, muito bem recebida pelos pais, o que nos deixa tranquilos e motivados para o começo das aulas em março”, destacou a diretora da Escola Dom Pedro I, Juliana Santana.

Entre os pais,  esteve  presente à reunião a autônoma e estudante de Pedagogia, Joelma Barata, 37 anos, mãe do estudante Arthur Barata Elias, 14 anos, matriculado no 1º ano.  “Eu estudei aqui, nesta escola, e sei da qualidade do ensino. Gostei muito de verificar hoje a presença  maciça dos pais na reunião, demonstrando interesse deles na educação dos filhos”, afirmou Joelma. O filho Arthur concluiu o Ensino Fundamental em escola particular. "Desde pequeno, eu ouvia dizer que essa escola é boa. A presença dos pais junto dos filhos nos estudos é um incentivo , porque essa atitude deles mostra que a gente tem apoio em casa", destacou Arthur. Os pais dos alunos se integram em uma associação voltada especificamente para as atividades e assuntos referentes aos estudantes.

A assistente social Cleide Melo da Silva, 42 anos, é mãe da aluna Suéli Silva, 16 anos do 1º ano. Cleide contou que a família veio do Rio de Janeiro para Belém, porque o marido militar foi transferido para Belém. "Nós moramos bem perto daqui, a minha filha procurou uma escola para estudar e chegamos na Dom Pedro I. Eu fiquei impressionada com o comparecimento dos pais à reunião aqui, na escola, um sinal positivo do trabalho", declarou.

Interatividade - Para a universitária de Radiologia Valéria Lima, 30 anos, ressaltou que desde que matriculou o filho Júlio Lima, 15 anos, 1º ano, tem sido muito boa a acolhida na escola. Já o mecânico de aeronaves Sidney Jorge Santos, 53 anos, pai do aluno ressaltou: "Como foi dito aqui, na reunião, devemos contribuir com a escola pública". Sidney Jorge é pai do estudante Renan Luís Santos, 14 anos, 1º ano.

Os pais dos alunos contaram com um café da manhã ofertado pela escola. Além da mensagem de acolhida aos pais feita pela diretora Juliana Santana, a senhora Janete Borges, mãe de aluna, contou a história "A Menina do Vestido Azul". Foram apresentados alguns dos projetos desenvolvidos pela escola, como o Jovem de Futuro (PJF), focado na gestão escolar; o Aprender Mais, voltado para o reforço do ensino-aprendizagem na Matemática e em Língua Portuguesa, e o Mundiar, para correção da distorção idade-ano escolar.

Na reunião, pais de alunos receberam as normas gerais da escola; cartilhas de orientação à parceria família e escola; orientações de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, e outras informações sobre o calendário de aulas e calendário de eventos. Participaram da reunião a gestora da Unidade administrativa Seduc na Escola (USE 1), Lucinete Albarado; professores Liliam Garcia, Rosidéa Cantuária (da Diretoria de Ensino Médio da Seduc),  Diego Valente e outros.



Texto:Eduardo Rocha

Fotos:Fernando Nobre