Escola paraense é exemplo de gestão em premiação nacional

Pará

17.05.2017

Vencedora estadual da edição do biênio 2015/2016 do Prêmio Gestão Escolar (PGE), a Escola Estadual de Ensino Médio Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, de Marabá, no Pará, participou dia 12 (sexta-feira), em São Paulo, do lançamento da edição 2017 do prêmio, uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que tem parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Todos os vencedores da edição anterior do prêmio são convidados para a cerimônia de lançamento da nova edição do PGE.

A excelência na gestão escolar em todos os processos pedagógicos, administrativos, financeiros e sociais credenciou o diretor da escola, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, a ser o participante do Estado, como representante da comunidade escolar, do intercâmbio nos Estados Unidos (EUA), em novembro do ano passado, juntamente com 8.710 representantes de escolas da rede pública de todo o Brasil.

O diretor destaca que, através da experiência obtida durante a viagem, a escola tem aprimorado ainda mais a gestão. “Diante de tamanha riqueza de aprendizagem e conhecimento apreendidos no decorrer deste intercâmbio, estamos delimitando mais estrategicamente ações voltadas especialmente para a garantia da aprendizagem e para trabalhar no combate a fragilidades do ensino. Umas delas é buscar parcerias com empresas público-privadas para atender as necessidades da escola”, destacou o diretor.

As parcerias público-privadas (PPPs) estão entre as múltiplas possibilidades que as escolas de educação básica dos Estados Unidos utilizam para fomentar recursos que são investidos na educação. Nos Estados Unidos, as escolas têm, ainda, autonomia para produzir o currículo que atenda a necessidade de sua comunidade – o que faz com que na escola americana a educação básica se transforme em um espaço de inovação e produção do conhecimento científico-acadêmico. Assim como a escola é a maior responsável pela aprendizagem de seus alunos, independente de sua condição social, econômica e cultural.

Com mais de 30 anos, a Escola Acy de Jesus Neves de Barros Pereira fica localizada no bairro Amapá, no núcleo urbano da cidade de Marabá. A escola conta com 1.181 alunos do ensino médio matriculados. No Pará, a premiação teve como finalistas - além da escola Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, em Marabá, que foi a grande vencedora - a Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Armando Corrêa, em Ananindeua, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mário Queiroz do Rosário, de Bragança.


Texto:Kátia Aguiar

Foto:Ascom Consed