Escola para 2 mil estudantes será construída no Sapiens Parque

Santa Catarina

28.11.2022

A Secretaria de Estado da Educação (SED) adquiriu quatro lotes do terreno do Sapiens Parque, tradicional polo de inovação localizado no Norte da Ilha, para construir uma nova escola em Florianópolis. O decreto que autoriza a compra do terreno, que teve investimento de R$ 8,5 milhões, foi publicado nesta semana no Diário Oficial de SC. A nova escola ajudará a atender o aumento na demanda por vagas na região.

"A futura escola no Norte da Ilha vai além de apenas oferecer vagas. Será uma referência em ensino técnico e profissionalizante, proporcionando às nossas crianças e jovens uma educação alinhada às transformações do mercado de trabalho", afirma o governador Carlos Moisés.

A escola terá 6 mil m² e capacidade para receber mais de 2 mil estudantes. Com a aquisição finalizada, a SED está concluindo os orçamentos para lançar o processo licitatório. A modalidade de contratação prevê que o projeto e a execução da obra serão realizados pela mesma empresa, tornando mais ágil a entrega da escola.

"É uma grande notícia para a educação catarinense e de Florianópolis por conta do aumento da demanda de vagas no Norte da Ilha. O Governo do Estado, encerrando seu ciclo, mostra a responsabilidade que tem. Estamos trabalhando para que a escola seja construída o mais rápido possível para atender os alunos”, destaca o Secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

Escola com inovação e tecnologia

O objetivo é aproveitar o ecossistema de inovação do Sapiens Parque para tornar a nova escola uma referência em ensino técnico e profissionalizante. Cursos técnicos como Ciência de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, que já são oferecidos na rede estadual pelas trilhas de aprofundamento do Novo Ensino Médio, poderão ser abertos tanto para os estudantes do Ensino Médio quanto para as pessoas que já concluíram a Educação Básica.

A nova unidade escolar atenderá estudantes desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, mesmo com a obrigação do Estado priorizar o Ensino Médio, conforme está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com a ampliação de mais sete salas de aula na EEB de Muquém, no Rio Vermelho, que será concluída em 2023, há expectativa de atender a demanda crescente de vagas no Norte da Ilha, por conta do rápido aumento populacional da região.