Escola no Piauí incentiva alunos a criarem hábito de leitura em 21 dias

Incentivo à leitura

04.03.2021

Pensando em ampliar o acesso dos estudantes ao universo literário na Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, do município de Regeneração, localizado a 146 quilômetros de Teresina, foi criado o projeto ALN Literatus – a Leitura ao Alcance de Todos, que objetiva despertar em todos os alunos o hábito e o gosto pelos livros.


Os estudantes recebem o convite para acessarem a ferramenta Habit Tracker, disponibilizada pela editora TAG – Experiências Literárias, e aprendem a gerenciar o hábito de leitura em 21 dias, recebem dicas para aumentar o ritmo de leitura, além de desafios para compartilharem com os amigos da turma.


O projeto, que incentiva o início e finalização da leitura de um livro em um curto período de tempo, foi idealizado pelo professor Ismael Lima Dantas, que buscou a editora TAG para ampliar o acervo de livros disponibilizados na escola, além dos exemplares doados pela comunidade escolar.


“Uma das grandes dificuldades para se criar um projeto de leitura que atinja mais de 400 alunos é a falta de um acervo literário diversificado. Para contornar esse problema, a escola vem procurando, por meio de parcerias com editoras, professores e a comunidade em geral, ampliar nosso acervo para tornar o projeto acessível a todos”, pontuou o docente.

Entre as dinâmicas para a troca de experiências dos estudantes, a escola propôs a rotação dos exemplares entre os alunos.

“Em 2020, tínhamos o clube de leitura virtual, mas este ano conseguimos os livros físicos e estamos fazendo a rotação entre os alunos, seguindo todos os protocolos higienicossanitários. Com o apoio da ferramenta, o aluno recebe o livro e tem 21 dias para ler. No final desse período, eles compartilham todas as impressões dos livros lidos em uma ficha técnica”, informou o professor Ismael.


A estudante do 1º ano do Ensino Médio, Maria Luísa, comentou o surgimento de interesse pelo universo literário a partir do projeto criado pela escola. “A leitura é algo novo para mim. Eu nunca fui uma pessoa que tinha o hábito de ler, particularmente nunca tive interesse na leitura, e meu primeiro contato foi com o livro O Diário de Anne Frank e foi daí que eu me rendi à leitura de fato”, disse a aluna.


Com participação no projeto de leitura, os hábitos mudaram significativamente “Mudei meu hábito e comecei a dedicar um determinado tempo do dia somente para a leitura, pois eu vi na mesma uma forma de viajar e aprender coisas novas sem sair do lugar”, finaliza a Maria Luísa.