Escola Morro do Mato aborda aprendizagens das ações realizadas no semestre

Tocantins

28.06.2022

A equipe da Escola Morro do Mato, localizada em Goianorte, encerrou as atividades do semestre letivo, realizando a culminância das eletivas nas turmas do 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e um encontro com os estudantes da EJA que concluíram o ensino médio. 

Esses dois eventos tiveram o objetivo de valorizar o trabalho realizado pelos professores, o esforço e a conquista dos estudantes e ainda promover uma maior integração na escola.

Para a aula da saudade, a escola preparou um ambiente aconchegante, com uma exposição de fotos dos estudantes e na programação teve músicas, dinâmicas, brincadeiras e homenagens.

Eletivas

A culminância das eletivas foi realizada pela professora Jackellyne Barbosa e ao longo do semestre, os estudantes desenvolveram trabalhos com os temas: meio ambiente e sustentabilidade e comidas típicas regionais. 

Para despertar o interesse dos estudantes foram trabalhados diálogos em sala de aula, confecção de materiais diversos para exposição, leitura de gráficos e dados estatísticos, produção textual, pesquisas e montagens de pratos típicos. 

O diretor Luiz César Batista Ferreira, que trabalha na escola há 12 anos, destacou a situação atípica que foi esse semestre, com o retorno das atividades presenciais após dois anos de aulas realizadas de forma remota ou no formato híbrido por causa da pandemia da covid-19. “Participamos da formação do Programa Recomeço da Aprendizagem, o Recomeçar e conseguimos fazer com que os alunos se sentissem bem no ambiente da escola. Abraçamos as propostas da Secretaria da Educação e trabalhamos esse ano com as eletivas, com os projetos de vida, houve uma interação entre todos os personagens que atuam na escola, como o porteiro, o vigia, a merendeira, fortalecendo essas propostas educacionais. Estamos aprendendo a cada dia e procurando fazer o nosso trabalho com excelência”, frisou o diretor César. 

A professora Jackellyne explicou que as disciplinas eletivas lhe proporcionaram muitas aprendizagens. “Durante o desenvolvimento das aulas, pude comprovar o comprometimento dos educandos, entusiasmo e dedicação com os temas escolhidos. Houve envolvimento dos colegas professores das outras áreas de conhecimento, da escola, da família, de parceiros do município e comunidade local que participaram e prestigiaram a culminância das eletivas”, esclareceu Jackellyne.

A Escola Morro do Mato conta com 350 estudantes matriculados e oferta o ensino fundamental séries finais e Educação de Jovens e Adultos. 

 Joselia de Lima/Governo do Estado