Escola mobiliza os estudantes com Maratona de Isenções do Enem

Piaui

28.04.2023

A Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada no município de Regeneração e jurisdicionada à 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), vem realizando a Maratona da Isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O movimento realizado pelos próprios estudantes da escola e também por ex-alunos voluntários, que hoje estão no Ensino Superior, tem por objetivo auxiliar os estudantes que farão o Enem a solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Enem.

De acordo com a gerente da 6ª GRE, Cristina Feitosa, a ação também está aberta para toda a comunidade estudantil da cidade e para quem também já concluiu o Ensino Médio e vai realizar o exame. “A importância está em garantir a todos a gratuidade na realização do exame, aumentando o número de estudantes e ex-estudantes realizando o exame. Ao todo já foram realizadas mais de 300 solicitações. É a escola estadual cumprindo seu papel social apoiada pela comunidade, egressos e gestores”, afirma a gerente.

O participante que deseja solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificar ausência na edição de 2022, caso tenha faltado os dois dias de aplicação, já pode acessar a Página do Participante para realizar os procedimentos. O prazo termina no dia 28 deste mês.

A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Karoline Mendes, explica os pré-requisitos para solicitar a isenção. “Se encerra hoje o prazo para aquele estudante que quer realizar o Enem 2023 e deseja solicitar a sua taxa de isenção do pagamento da inscrição. Lembrando que tem direito a essa isenção, aquele estudante que cursa a 3ª série do Ensino Médio em escola pública, aquele que está estudando em escola privada, mas com bolsa integral, e claro, aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Então se você preenche um desses 3 pré-requisitos, você está apto a solicitar essa isenção. Lembrando que aquele estudante egresso que se inscreveu para o Enem 2022, solicitou a isenção, teve esse benefício, mas por algum motivo não compareceu a prova, hoje também é o último dia para esse estudante justificar sua ausência, e claro, solicitar uma nova isenção para o exame de 2023”, detalha a diretora.

A aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2023, isentos ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante, de 5 a 16 de junho. O participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição na edição de 2022, porém não compareceu a nenhum dos dois dias de prova, deverá justificar a ausência para estar apto a solicitar a isenção da taxa de inscrição na edição deste ano.