Escola Major Juvenal é medalha de bronze na etapa nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

Tocantins

24.11.2022

Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Major Juvenal Pereira de Souza, do município de Tabocão, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaraí, participaram da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) 2022 e a classe do 8º ano foi premiada com a medalha de bronze. Resultado foi divulgado na última terça-feira, 22, no site oficial do evento no Brasil, a rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC).

A Olimpíada Internacional MSF é uma competição internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. As escolas com classes premiadas com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa receberão certificados de premiação em formato digital para os estudantes e professores via e-mail.

A professora e coordenadora de área – Matemática e Suas Tecnologias da escola, Fernanda Fonseca do Nascimento, explicou que cada classe participou com um único time, resolvendo as provas que foram aplicadas no último dia 14 de setembro. “As provas e os resultados são coletivos, assim os alunos do 8° ano ficam com a medalha de bronze a nível nacional. Foi nossa primeira experiência nesse tipo de prova. Para esta disputa contei com a ajuda da professora Anna Karollyni Lopes Sousa, professora do 8° ano do ensino médio”.

Segundo a professora, a mobilização para que a escola participasse começou com a divulgação das inscrições no site da POC. “Pedia aos professores da minha escola para conversarem e incentivarem os alunos a fazerem as provas com seriedade, que teríamos um resultado excelente. Fiz ainda mídias para redes sociais para dar mais visibilidade à olimpíada. Até então a escola só participava da OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas], aos poucos estou trazendo e inserindo nossos alunos nessas competições externas”, completou Fernanda Fonseca do Nascimento.

A estudante Julliana Barros de Oliveira, 8° ano, disse que ficou muito feliz em participar da olimpíada de matemática. “foi muito difícil, mas fomos incentivados pela nossa professora, que não deixou a gente desistir, e foi muito bom, porque se a gente tivesse desistido não estaríamos recebendo esse prêmio tão especial. Fiquei muito feliz pela medalha”, completou.

Olimpíada internacional MSF

A olimpíada internacional é uma sessão brasileira do evento internacional Mathématiques sans Fronteiras, criado em 1990. No Brasil a MSF é organizada pela rede POC. Programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela inovação, pela ciência e pela tecnologia. 

Os principais objetivos são aproximar através do estudo da matemática, mostrar a importância das línguas modernas e promover o interesse pela matemática e pelo trabalho cooperativo. Podem participar da Olimpíada qualquer estudante de escola pública brasileira, matriculado regularmente no ensino fundamental ou ensino médio. Cada classe participa com um único time, não há limites para a quantidade de classes interessadas em participar. 

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado

Lenna Borges/Governo do Tocantins