Escola Major Alcides realiza projeto por videoconferência sobre Educação Fiscal

Roraima

06.08.2020

Por Marília Mesquita

Foto: Ascom/Seed

A Escola Estadual Major Alcides trabalha desde o início do ano o projeto “Educação Fiscal e transparência no contexto escolar” para sensibilizar os estudantes sobre o uso dos recursos públicos. Nesta quarta-feira (5), respeitando as regras de distanciamento social, os alunos envolvidos participaram de uma videoconferência para apresentar os trabalhos.

As apresentações iniciaram de forma on-line e foi dividida em três etapas. A primeira ocorreu na segunda-feira (3), quando os estudantes apresentaram os trabalhos para a própria turma. A segunda etapa foi nesta terça-feira (4), para os estudantes das demais turmas, e a última apresentação ocorreu nesta quarta-feira (5), para os professores e convidados.

Além da comunidade escolar, a população pôde assistir as apresentações por meio do aplicativo Google Meet. “É importante a participação da população para prestigiar os nossos alunos e conhecer sobre educação fiscal, que é tão presente na nossa vida, pois é necessário entender sobre os impostos para garantir os nossos direitos e deveres”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Maila Conegundes.

No decorrer do projeto, os estudantes realizaram pesquisas, também criaram um blog, infográficos, fanzine, questionários e o desenvolveram o aplicativo EMARS, disponível para Download no sistema Android. 

No projeto, foram abordados temas como imposto de renda, taxas, destinação do recurso público e atribuições dos órgãos e instituições públicas. O projeto é desenvolvido pelos estudantes da 3° série do Ensino Médio Técnico em Serviços Jurídicos da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos, localizada na avenida dos Imigrantes, 551, bairro Asa Branca. A escola atende 317 estudantes do Ensino Médio e Médio Técnico em Serviços Jurídicos e Informática.