Escola Liberdade comemora Semana do Meio Ambiente com ações voltadas para sustentabilidade

Tocantins

02.06.2023

A Escola Estadual Liberdade, de Palmas, desenvolveu, nesta sexta-feira, 2, atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente, que é comemorada no início do mês de junho. As ações tiveram início no dia 31 de maio, e seguem até dia 3 de junho, com muito envolvimento de estudantes, professores e equipe administrativa da unidade escolar.

O objetivo do trabalho é despertar a consciência da comunidade escolar sobre viver de forma sustentável, garantindo um Meio Ambiente mais equilibrado para todos, inclusive garantir que as futuras gerações possam também usufruírem da natureza em harmonia com fauna, flora e natureza.

Entre as atividades realizadas nesta sexta-feira, 2, destacam-se a amostragem o que foi trabalhado e confeccionado durante a semana. O público assistiu a apresentações dos estudantes em desfiles de moda com roupas confeccionadas com papel, cds, folhas de caderno, folhas de revistas, barbante entre outros. Atividades como confecção de máscaras, de brinquedos com caixinhas, utilização de garrafas pets e coleta de óleo de cozinha foram realizadas pelos os estudantes sob a orientação dos professores.

Um dos pontos fundamentais do evento foi a coleta de óleo de cozinha pelos estudantes, com a finalidade de produzir sabão caseiro. A professora Luzineide Coelho dos Santos, de Matemática, e que trabalha com a disciplina eletiva “Empreendedores e sustentabilidade”, comentou sobre a importância dos estudantes se envolverem em questão de preservação ambiental, reaproveitando o material que pode ser reciclado. “Os estudantes aprenderam como condicionar o óleo de cozinha que já foi utilizado, para ser reutilizado na produção de sabão. Isso pode torná-los empreendedores, e assim contribuir para viver em um mundo melhor com mais sustentabilidade”, pontuou.

O estudante Aquiles dos Santos Rodrigues, da 2ª série do ensino médio, destaca a interação entre as equipes durante a realização das atividades. “Percebemos que mesmo as turmas estando em grupos diferentes, todos se ajudaram. Isso contribuiu para o desenvolvimento da criatividade, na produção do material a ser mostrado ao público”.

A professora Daniela de Oliveira Lucena, de Biologia, comenta sobre a importância da ação. “Conscientizamos a comunidade escolar sobre o conceito de lixo, além de perceber a importância da reciclagem como uma fonte de renda. Perceber que muitas indústrias reciclam aquilo que é jogado fora, quando alguém a entrega novamente, no caso dos catadores de material reciclável quando recolhem esse material e vendem para elas”, ponderou.

Outro ponto importante foi destacado pelo estudante Guilherme Lopes dos Santos, 1ª série do ensino médio. Ele comenta que “a ação conscientiza as pessoas sobre a preservação do meio ambiente, quando a gente traz esse material para a escola, e ainda ganha ponto nas matérias escolares, fica muito melhor”, enfatizou.

Um desfile, com estudantes utilizando roupas confeccionadas com criatividades próprias, ocorreu no evento. A estudante, Andreza Silva dos Santos, comenta como fizeram para elaborar os modelitos. “Nós pesquisamos no Pinterest, para poder elaborar melhor a peça. Buscamos também em outras fontes, como tick tock e outros aplicativos”, informou. Andreza desfilou utilizando um vestido confeccionado com pedaços de cds, folha de revista, cola, barbante. Foi um espetáculo de criatividade todas as criações das estudantes.

Entre as ações ainda houve uma palestra sobre o cultivo da horta escolar. Quem proferiu foi Bruno Carvalho, do projeto Germinar, uma parceria da Prefeitura de Palmas. Para Bruno Carvalho, a conscientização é importante para todos. “Com a palestra, pretende-se levar aos estudantes a prática agroecológica, que busca cultivar de forma sustentável, evitando a degradação do meio ambiente”. 

O professor Gilmar Araújo Braga, da eletiva “Trilha: agronegócio e agricultura familiar”, ressalta que a horta na escola contribui para o cultivo sustentável. “A horta é uma forma de cultivo de hortaliças que pode ser realizado nas próprias casas do estudantes, esperamos fazer um cultivo mais orgânico possível”, destacou.

A diretora da Escola Liberdade, professora Josely Araújo Carlos, comenta sobre o envolvimento das equipes na realização do evento. “Aponto como sucesso o engajamento dos estudantes nas atividades. Desenvolveram tudo com muita empolgação e leveza. Estudantes e professore, assim como as equipes administrativas, estiveram inteirados a respeito de todas as ações que foram planejadas durante a semana”, finalizou.

 Abrão de Sousa/Governo do Tocantins