Escola leva estudantes para visitar monumento de Oscar Niemeyer

Tocantins

29.06.2023

Realizar uma atividade prática para refletir importantes aspectos da história brasileira foi o que aconteceu com um grupo de estudantes da Escola Estadual Agrícola David Aires França, de Arraias, que promoveu uma visita ao monumento que retrata a trajetória da Coluna Prestes no território do Tocantins, na década de 1920. A ação foi denominada “Café com Niemeyer”.

O monumento é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer e foi construído em 1998 e está localizado na TO-050, na divisa do Tocantins com Goiás. De acordo com a diretora da escola, Denize Cristina Nunes, esse ponto histórico fica próximo da unidade de ensino. “Então, decidimos cuidar melhor desse espaço, fizemos a limpeza e cuidamos de sua conservação. E essa visita promoveu uma reflexão sobre os dois aspectos históricos: o trabalho desenvolvido por Oscar Niemeyer e a passagem da Coluna Prestes”, frisou.

As atividades foram coordenadas pelos professores Crispim Santos, Walkeny Izídio e Rodrigo Almeida. 

A estudante Anne Caroline, aluna da 3ª série do ensino médio e presidente do Grêmio Estudantil, falou sobre a importância do evento. “É necessário conhecermos os aspectos históricos do Tocantins para despertar a curiosidade, ler mais sobre o tema. E o Café com Niemeyer foi o momento de compreender essa importância e afirmar o compromisso de cuidar do monumento”, frisou.

O professor Rodrigo lembrou fatos contados pelos moradores de Arraias sobre a passagem da Coluna Prestes pelo local. “Contam que a população da cidade recebeu os membros da Coluna Prestes na entrada da cidade com banda de música, evitando qualquer retaliação dos revoltosos contra a população”, explicou.

A professora Walkeny abordou a representatividade do movimento Coluna Prestes. “Era um movimento político em que o país buscava alternativas para combater a política chamada ‘Café com leite’. O grupo percorreu o país denunciando esses desmandos e pregando os ideais democráticos”, contou.

Ação permanente 

De acordo com a diretora Denize, a proposta da escola é buscar os meios legais para que a escola fique responsável pela conservação do ponto histórico. Será uma ação do Grêmio Estudantil e do Núcleo de Agroecologia Saberes da Terra. 

A visita realizada na quarta-feira contou com a presença de 35 estudantes, do Grêmio Estudantil, de professores, de servidores e de representantes da Superintendência Regional de Educação de Arraias.

Coluna Prestes

Representou um movimento político militar que aconteceu no Brasil, entre os anos de 1920 a 1930, liderado por Luiz Carlos Prestes. Arraias foi a primeira cidade que recebeu os membros da coluna, depois, eles foram para Natividade e Porto Nacional e em seguida para Tocantínia e Pedro Afonso rumo ao estado do Maranhão. 

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins