Escola José de Alencar é tricampeã na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Pernambuco

03.09.2017

A Arena Pernambuco foi palco do tricampeonato estadual da equipe N@nobit, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada neste domingo (03). Formada pelos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) José de Alencar, localizada em Paulista, o grupo garantiu o primeiro lugar com folga (620 pontos) e a vaga para a competição nacional, que acontece de 7 a 9 de novembro, na cidade de Curitiba (PR). Além da José de Alencar, a Erem Porto Digital, localizada no Recife, conquistou o terceiro lugar com a equipe Lego Bulls (370 pontos) e também segue para a etapa nacional. O segundo lugar ficou com o The Hackers, da rede municipal do Recife (390 pontos). A equipe N@nobit é formada pelos estudantes Marcus Vinicius Souza, Edyson Acioli, Hugo Cesar Silva e Cássio Júnior Lima. Já a equipe Lego Bulls tem como integrantes os estudantes José Vitor Barbosa, Lucas José, Eduardo Gomes e Gabriel Glaydson.

O evento reuniu mais de 300 equipes dos níveis 1 (11 a 14 anos) e 2 (14 a 19 anos) de instituições públicas federais, municipais e estaduais, além de particulares e do SESI. Os estudantes precisaram construir um robô que teve como desafios simular, no menor tempo possível, ações de resgate, de acordo com o percurso pré-estabelecido pela equipe da OBR. Desse total, apenas 100 foram classificados para disputar a etapa estadual, sendo 50 equipes do nível 1 e 50 equipes do nível 2.

O clima era de muitas festa na Arena. As equipes vencedoras não seguraram a emoção de representar Pernambuco em uma competição nacional. Apesar de ser veterano na Olimpíada e de ter conquistado o primeiro lugar na disputa por três anos seguidos, o estudante Marcos Vinícius, da equipe N@no Bit, não conteve as lágrimas. Abraçado com os companheiros, ele contou o segredo do grupo. "Muita dedicação e companheirismo. A gente se tornou uma família. Somos apaixonados pela robótica, e nos dispusemos a passar horas estudando depois da aula para manter o nosso nível na disputa. Vamos viajar mais uma vez e tentar fazer o melhor para o nosso Estado", disse.

Já a equipe Lego Bulls, da EREM Porto Digital, ganhou a classificação para a etapa nacional pela primeira vez. Ver o nome da equipe entre os três primeiros colocados era o sonho do estudante José Vitor, integrante do grupo e que participa da OBR desde o Ensino Fundamental. "Foi incrível. Disputamos com grandes escolas privadas e agora estamos aqui, entre os melhores. Esse resultado só dá vontade de estudar para crescer ainda mais", contou.

O secretário de Educação, Fred Amancio, esteve presente durante toda a tarde de competição e vibrou com os estudantes. Para ele, o mais importante da competição é participar, independentemente de resultado. "O nosso objetivo maior na área da robótica é o trabalho pedagógico que é feito nas escolas. A gente fica muito feliz em ver esses estudantes contentes com o resultado, competindo, e todos estão de parabéns por estarem aqui. Alguns vieram de tão longe, e é isso que emociona a gente", declarou Fred.

Também participaram da etapa estadual da OBR as escolas estaduais: Erem Benedita de Morais Guerra, em Macaparana, Erem Alberto Augusto de Morais Pradines, de Itamaracá, Erem Nossa Senhora de Fátima, de Sanharó, Erem Epitácio André Dias, de Jaboatão dos Guararapes, Erem Euridice Cadaval, de Itapissuma.