Escola João Rodrigues da Silva no município de São Luiz está sendo totalmente reformada

Roraima

24.06.2020

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Neste período de suspensão das atividades presenciais em função da pandemia do Coronavírus (COVID-19), o Governo do Estado de Roraima está reformando, com recursos próprios, os prédios das unidades de ensino. Em São Luiz, a Escola Estadual João Rodrigues da Silva está com obras em todos os espaços escolares, desde a parte administrativa, como as salas da gestão e secretaria escolar, sala dos professores, além da biblioteca, copa, banheiros e depósito.

Também passam por reforma a sala de vídeo, quadra poliesportiva e as onze salas de aula. A escola vai receber pintura geral, substituição de piso, de forro e da cobertura, revisão geral da parte elétrica com substituição de tomadas, interruptores, cabos, luminárias e disjuntores, além da substituição de portas, vasos sanitários, chuveiros e lavatórios. 

O gestor da instituição, Rubens Leitão Silva, disse que há muito tempo a comunidade aguardava essa reforma. “Toda a comunidade escolar de São Luiz agradece o empenho do Governo em disponibilizar essa reforma. Com a escola reformada, possibilitaremos aos alunos e professores uma melhor qualidade de ensino e também vamos atrair novos estudantes para a instituição”, destacou Rubens Leitão.

A execução dos serviços está sob responsabilidade da Seinf (Secretaria de Infraestrutura), iniciou em fevereiro e a previsão é que no mês de setembro a unidade de ensino seja entregue para a comunidade. O valor da obra é de R$ 549.645,39.

“Este é mais um compromisso do Governo do Estado que vem sendo cumprido. Os prédios escolares estavam há anos sem qualquer tipo de reparo ou manutenção e agora serão reformados ou revitalizados. Nossos estudantes e professores vão poder contar em breve com um ambiente mais agradável e favorável ao processo de ensino”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

A Escola Estadual João Rodrigues da Silva atende a 196 estudantes no Ensino Médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) também disponibiliza salas da unidade de ensino para o Polo da Univirr (Universidade Virtual de Roraima) no município.

ESCOLAS JÁ REVITALIZADAS – No início deste ano, o Governo do Estado, por meio da Seed e também com recursos próprios, realizou manutenção e revitalização em outras cinco escolas, sendo duas indígenas. Em fevereiro, foram entregues em Normandia totalmente revitalizadas as escolas estaduais indígenas Tuxaua Evaristo, na comunidade Xumina e Índio Marajó, na comunidade Guariba, além da Escola Estadual Mariano Vieira, na sede do município.

Também foram revitalizadas a Escola Antônio Augusto Martins; na região da Confiança, no município do Cantá; e a Escola Estadual Fernando Granjeiro, localizada na capital Boa Vista. Os trabalhos de manutenção e revitalização foram coordenados pela Seed, por meio do Delog (Departamento de Logística).

Essas unidades de ensino foram contempladas com a instalação de forros, construção do padrão de energia manutenção do telhado e das instalações elétricas com substituição de lâmpadas, além da instalação de ventiladores e refletores, manutenção da parte hidráulica e sanitária dos banheiros, colocação de piso na copa, construção de calçadas, rampas de acesso e pintura geral.