Escola Indígena Tekator de Tocantinópolis realiza atividade voltada para trabalhar o socioemocional

Tocantins

09.02.2024

A Escola Estadual Indígena Tekator, de Tocantinópolis, realizou na quarta-feira, 7, atividades voltadas para a Jornada Socioemocional, objetivando promover educação integral do indivíduo. O tema abordado foi Inteligência Emocional, em que foi apresentado e discutido com os estudantes e servidores habilidades de reconhecer e gerir sentimentos e emoções como parte de um processo que contribui para o crescimento pessoal e profissional.

O diretor da Unidade Escolar, Silivan Oliveira Apinagé, comentou sobre a ação. “O momento foi importante para proporcionar melhor integração entre funcionários e estudantes. Cada estudante falou de seu sentimento, em que foi possível perceber a expressão deles por meio de perguntas como quem sou eu, onde moro, e quais meus sonhos? Tudo foi realizado de forma descontraída e com muita alegria”, disse o diretor.

O professor Francisco Ribeiro da Costa Apinajé destacou a importância do foco da palestra. “A partir das dinâmicas realizadas, das apresentações e das brincadeiras envolvendo sentimentos como alegria, tristeza, medo e surpresa, percebemos a expressão de cada estudante falando de si próprio e de suas perspectivas futuras”, comentou.

O estudante Juca Rõrehô Kamêr Apinajé comentou sobre a qualidade da formação e da escola. “A escola é boa para se estudar, aprender e entender. Aprendemos como respeitar as pessoas. Estou achando a escola legal com essa Jornada Socioemocional”, concluiu.

Jornada Socioemocional 

A Jornada Socioemocional foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesta semana, de 5 a 9, em todas as unidades de ensino da rede estadual com o objetivo de contribuir com a construção de habilidades como autoconhecimento, empatia, resolução de conflitos e tomada de decisões responsáveis. As ações fazem parte do programa Escola de Emoções, que foi lançado no ano passado.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins