Escola Indígena da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis realiza ação para prevenção a queimadas

Tocantins

22.09.2023

Os cuidados com a preservação ambiental e a importância de se ter um desenvolvimento sustentável foram os assuntos discutidos na Escola Indígena Tekator, da Aldeia Mariazinha, localizada no município de Tocantinópolis, entre 18 e 20 de setembro, nos turnos matutino, vespertino e noturno, para os estudantes do ensino fundamental, ensino médio e comunidade local. 

O principal objetivo da ação, realizada na semana da Cidadania, com o tema: “Preserve a vida, diga não às queimadas!” é conscientizar os estudantes e a comunidade Indígena Apinagé sobre a necessidade de proteger e preservar o Meio Ambiente. 

Uma palestra relacionada ao tema foi proferida pela equipe do PrevFogo, que destacou a importância de conscientização contra queimadas. Esse mesmo assunto foi trabalhado em sala de aula, e também nos espaços fora da escola em forma de aula campo, levando os estudantes a terem contato direto com os locais onde ocorreram as queimadas no Território Indígena Apinagé.

Esta ação mobilizou a comunidade, além de apresentar aos envolvidos formas de combate a queimadas, trazendo reflexões sobre os prejuízos e danos provocados aos seres humanos, aos animais e ao meio ambiente de modo geral.

A professora de Língua Indígena, Percília Dias Morais, comentou sobre a importância do trabalho sobre preservação ao Meio Ambiente. “Trabalhamos esse assunto, para que nossos estudantes conheçam e assim possam valorizar mais o nosso território, as nossas matas, os nossos animais, e assim trabalhamos conscientizando os nossos estudantes para que eles levem esse conhecimento para sua comunidade”, pontuou.

O estudante Diego Fernandes da Conceição Apinajé comentou que os conhecimentos estão na escola e podem ter impactos fora dela também. “O que aprendemos aqui na escola vamos levar até as aldeias para conscientizar nosso povo a cuidar melhor de nossas matas, dos animais, da nossa terra. Evite queimadas! Cuidar do meio ambiente é preservar vidas”, finalizou!

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins