Escola Indígena Bento Luiz desenvolve projeto de horta medicinal

Roraima

15.08.2019

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Com foco no estímulo ao protagonismo juvenil entre os estudantes do Ensino Médio, a Escola Estadual Indígena Bento Luiz desenvolve o projeto Horta Medicinal. A unidade de ensino fica localizada na comunidade São Miguel da Cachoeira, em Pacaraima, município de Roraima que faz fronteira com a Venezuela.

Ulisses Monteiro da Silva, professor responsável pela escola, informou que o projeto é desenvolvido em parceria com os agentes de saúde do DSEI Leste (Distrito Sanitário Especial Indígena Leste Roraima), que prestam atendimento na região.

“Desenvolvemos as atividades dentro da área de Ciências da Natureza de forma coletiva, trabalhando com várias disciplinas como, por exemplo, a Matemática (envolvendo a medida das áreas plantadas), a Química (com a preparação dos adubos), além de Biologia (com a questão do clima e relevo da região), entre outras. O projeto está dando bons resultados”, explicou Ulisses.

O professor informou ainda que, como se trata de uma horta medicinal, os estudantes também têm aula teórica sobre as plantas medicinais, para conhecer quais são essas plantas e quais são as utilidades de cada uma delas. “Apresentamos cada planta, para que serve e eles elaboram um croqui da horta e depois vem a parte prática”, esclareceu o professor.

Na parte prática, os estudantes preparam o espaço da horta, plantam mudas e são  responsável pela manutenção e limpeza do espaço. Na escola, a área de horta plantada é de 100m², com 88 espécies de plantas medicinais, entre elas, boldo, hortelã, peão roxo, peão branco, salva do campo, capim santo e cão pelado.

“Nós já conseguimos produzir até uma pomada analgésica com a mistura de várias ervas medicinais, como casca de sucubeira, crajiru, sebo de carneiro, mastruz, entre outras. Desenvolvemos junto com os agentes de saúde e deu certo”, disse o professor Ulisses.

O projeto Horta Medicinal teve início no primeiro semestre deste ano e irá continuar agora no segundo semestre com preparação do terreno e plantio.

A Escola Estadual Indígena Bento Luiz atende hoje 72 estudantes no Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e Ensino Médio.