Escola Frederico Pedreira promove exposição com fontes históricas

Tocantins

01.04.2022

Josélia de Lima / Governo do Tocantins

 

Alunos e professores da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, de Palmas, estão realizando a I exposição de Fontes Históricas do Fred, com a mostra de objetos e fotografias antigas, que foram reunidas por estudantes e familiares. 

A exposição está sendo realizada numa sala ambiente e poderá ser conferida pela comunidade até esta quinta-feira, 31. 

A exposição representou uma iniciativa da professora de História, Tainara Mousinho. “Estávamos trabalhando o conteúdo da pré-história e fontes históricas e percebi que esse assunto deixou os estudantes bastante empolgados, despertando o interesse de estudar de forma mais aprofundada sobre a temática”, frisou. 

A professora Tainara contou que os alunos foram os responsáveis pelas pesquisas dos objetos, alguns foram emprestados pelos familiares. São livros, panelas de ferro, câmaras fotográficas, medalhas, moedas, cédulas de cruzeiros, certidão de nascimento, ferro de passar roupas, coleção de cartão telefônico, disco de vinil, fita cassete, entre outras.

A coordenadora pedagógica da escola, Kerly Tatiane Sobota, destacou o entusiasmo dos estudantes com a exposição. “Percebi que foi uma experiência maravilhosa. Uma exposição realizada de forma participativa, com os alunos ocupando seus espaços de protagonistas. O evento representou um sucesso, e que venham outras iniciativas para ampliar a aprendizagem dos alunos”, ressaltou. 

Impressões dos estudantes 

A montagem da exposição foi realizada pelos alunos, que mostraram motivação e criatividade. “Eu achei essa exposição necessária, para conhecermos mais sobre fontes históricas e aprender de um jeito legal”, contou a estudante Izadora Evangelista Silva. 

“Eu gostaria de parabenizar a professora Tainara pela excelente ideia de dar a oportunidade de nós, estudantes mostrarmos a nossa criatividade. Eu estou participando da exposição com pinturas que fiz sobre a pré-história. Foi uma ótima experiência e aprendi muito com essa atividade”, frisou o estudante Gabriel Neto. 

A estudante Julianna Karen da Silva Cruz, que ajudou na organização fala de suas aprendizagens. “Eu achei importante essa mostra porque precisamos ter esse conhecimento da história para acompanhar e entender melhor a evolução da sociedade. Essa exposição representou uma ótima ideia para se aprender de forma divertida”, destacou a estudante. 

A aluna Rafaella da Silva Pascoal também comentou o sucesso do evento. “Este está sendo um espaço de produção, de conhecimento e oportunidade. A exposição representou a construção social da memória e a percepção crítica da sociedade. E esse trabalho proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecerem alguns objetos que foram substituídos por outros com o passar dos anos”, esclareceu.

Grazyella Tomaz de Oliveira destacou que a exposição teve um importante significado para a escola. “É mais uma oportunidade dos estudantes aprenderem mais sobre fontes históricas”, contou.