Escola Fagundes Varela representará Região Norte com artigo sobre implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Roraima

06.06.2022

A Escola Estadual Cívico-Militar Fagundes Varela representará Roraima e a Região Norte com um artigo em um E-book, que será publicado pelo MEC (Ministério da Educação) sobre a implementação do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares). O lançamento do E-book ocorrerá em Brasília-DF, nesta terça-feira, dia 7.

Participarão do evento a professora Sinésia Pereira, diretora da escola, e Shangrilá Camargo, coordenadora pedagógica, acompanhadas do secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.  No evento, a equipe da escola também participará também de uma capacitação sobre o Pecim e Ecim (Escola Cívico-Militar).

“É um sentimento de gratidão. O Pecim é um programa muito bom e a aceitação da população também está sendo muito positiva”, destacou a professora Sinésia Pereira.

A Escola Fagundes Varela foi a única escolhida da Região Norte para produzir o artigo. Intitulado “A experiência da Escola Estadual Cívico-Militar Fagundes Varela”, o documento contém dez páginas e conta como ocorreu a implantação do Pecim na instituição de ensino e como o programa modificou o cotidiano dos alunos.

O artigo apresenta as origens e características da escola, o processo de adesão ao programa, os primeiros resultados alcançados no ambiente escolar, nas práticas pedagógicas, no aprendizado e no desempenho dos estudantes.

Hoje, a Escola Cívico-Militar Fagundes Varela atende 1.178 alunos nas modalidades de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A unidade de ensino está localizada no bairro Nova Cidade.

 

O Pecim

Roraima aderiu ao Programa Nacional das Escolas Cívico Militares em 2019. O Pecim foi instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto Presidencial N° 10.004, de 05 de setembro de 2019.

Esse modelo de escola é baseado no conjunto de ações em três áreas específicas: educacional, didático-pedagógica e administrativa. O Programa é desenvolvido pelo MEC com apoio do Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas Federais.

Outras informações sobre o Programa estão disponíveis no site https://escolacivicomilitar.mec.gov.br


Por: Layse Menezes

Foto: Ascom/SEED