Pará
25.08.2023Estudantes do primeiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Esther Bandeira Gomes, no bairro da Sacramenta, em Belém, são incentivados a pensar nos cuidados com o meio ambiente por meio do projeto ''Florescer na Sustentabilidade'', desenvolvido pela unidade escolar.
''A nossa escola sempre tratou com muita importância a educação ambiental para as crianças, mas agora resolvemos criar o projeto de fato, e as respostas são muito positivas, os nossos estudantes têm participado ativamente das atividades. Eles regam as plantas, cuidam delas, e perguntam como podem tratá-las melhor. Estamos despertando esse interesse deles para as causas ambientais, que são urgentes'', conta a professora Renata Oliveira, responsável pelo projeto na unidade.
De forma prática, o projeto é realizado em duas turmas com 22 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, que ajudam a cuidar do jardim, das plantas, e realizam outras atividades pedagógicas a partir da temática ambiental. Desde maio, as ações do projeto são pensadas por meio da pesquisa, na qual o estudante é o protagonista de iniciativas como leituras de poemas, rodas de conversas, confecção de objetos com garrafas pet e recolhimento de materiais necessários para o cultivo.
Retorno - ''Em 2021, quando a gente retornou para a escola, ainda aos poucos devido à pandemia, fizemos uma ação de meio ambiente junto com a Consciência Negra. Fizemos uns vasinhos com as temáticas africanas e, novamente, retomamos com uso de música. Fizemos também a plantação, incentivamos a horta caseira, que as crianças plantaram em casa e mostraram para nós o desenvolvimento das plantas por meio de fotos. Depois, em 2022, nós fizemos o Jardim da Sustentabilidade. Agora estamos estruturando o projeto novamente'', completou ela.
Com os resultados da iniciativa pedagógica, a ideia é realizar uma mostra fotográfica no final do ano letivo com todo o trabalho feito pelas crianças no projeto. A professora Renata está animada com o futuro das ações, já que poderá contar com os recursos do programa Dinheiro na Escola Paraense, que prevê investimentos das escolas estaduais em projetos ambientais. ''Estamos esperançosos com o programa, pois poderemos investir nas nossas atividades ambientais e outros projetos pedagógicos'', entusiasma-se.
Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc