Escola Estadual XV de Novembro, em Tocantinópolis, realiza mostra artística

Tocantins

01.06.2022

Cristiano Viana/Governo do Estado

Conhecer e compreender a arte faz parte do processo educacional. Como disse o poeta Fernando Pessoa, “a ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são”. Baseando-se neste entendimento, a Escola Estadual de Tempo Integral XV de Novembro, em Tocantinópolis, realizou uma mostra de arte com o objetivo de aproximar os estudantes de diversas manifestações artísticas.

Por meio de atividades práticas os alunos puderam aprender sobre técnicas, materiais utilizados e também mergulhar no universo simbólico de diferentes épocas e movimentos, como o modernismo e a arte rupestre.

Helena de Araújo é professora de arte na unidade escolar e uma das organizadoras do evento. A educadora destaca que o trabalho realizado em sala de aula tem dado bons frutos, o que se reflete no envolvimento dos alunos na mostra artística. “Os estudantes estavam bem engajados nas atividades e isso os ajudou a compreender melhor sobre a representatividade das obras”, afirmou.

O estudante Erick Alves da Silva, 12 anos, aprovou a ação. “Tivemos a chance de falar e conhecer sobre a arte indígena, arte moderna e outras. Conhecemos também os materiais utilizados pelos povos primitivos, como o barro de louça e argila, açafrão e urucum”, disse o aluno.