Tocantins
14.10.2024A Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales, de Araguaína, promoveu na última quinta-feira, 10, uma aula ao ar livre no Parque Cimba, organizada pelo professor de Educação Física. Ao todo, 44 estudantes do 7º ao 9º ano participaram de uma prática corporal de aventura, com foco no slackline, esporte de equilíbrio que consiste em movimentos dinâmicos sobre uma fita flexível.
A ação faz parte da unidade temática de Práticas Corporais de Aventura, cujo intuito foi proporcionar uma experiência em contato com a natureza, integrando o conhecimento sobre práticas corporais, destacando a importância de realizar atividades físicas ao ar livre. Durante a ação, o slackline foi utilizado para desenvolver habilidades motoras dos estudantes, como equilíbrio e concentração.
O professor de Educação Física, Rodrigo Weyll Ferreira, revela que organizar essa ação foi uma experiência enriquecedora. “Sabemos que o contato com a natureza proporciona benefícios tanto físicos quanto mentais, promovendo bem-estar, alívio do estresse e uma conexão mais profunda com o ambiente. Além disso, esse evento foi um espaço de inclusão, no qual estudantes com deficiência e estudantes imigrantes de povos indígenas da Venezuela puderam interagir e socializar com os demais, criando um ambiente de respeito e colaboração mútua”.
“Além disso, essa foi uma ação interdisciplinar, que contou com a participação das professoras de história, Anúbia e Andreza, que abordaram acerca dos aspectos históricos e culturais do local, trabalhando com os conceitos de patrimônio histórico, patrimônio natural, cultura material e imaterial e espaço de memória, buscando trazer a conscientização sobre a importância da preservação do espaço para a permanência da memória histórica coletiva e individual de Araguaína e região”, explicou o professor.
De acordo com a coordenadora pedagógica Taliely Magalhães Passos, a iniciativa foi muito bem trabalhada com os estudantes e trouxe bons resultados. “Além do conhecimento teórico abordado pelos professores, essa aula prática proporcionou aos alunos experiências valiosas, puderam aprimorar habilidades práticas e adquirir confiança em suas capacidades. Tiveram a oportunidade de vivenciar situações que ficarão registradas em suas memórias por muitos anos”, afirmou.
Para o estudante Ezequiel Andrade, do 8° ano, foi uma aula enriquecedora e com muitos aprendizados. “Ao chegarmos ao parque, as professoras nos contaram a história do local, um conhecimento que eu não tinha, mesmo morando em Araguaína. Tivemos a oportunidade de experimentar na prática o slackline, algo que eu também nunca tinha feito antes. Foi uma experiência muito boa, pois era algo que eu tinha visto apenas na internet, certamente quando eu pensar nos meus tempos de escola me lembrarei desse dia”.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins