Tocantins
22.11.2019Josélia de Lima/Governo do Tocantins
Transformar produtos que, naturalmente, a população joga no lixo, foi o objetivo da equipe da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas, com a realização de oficinas do projeto Vale Preservar. Foram feitas oficinas de produção de sabão utilizando óleo que seria descartado no meio ambiente; ornamentação de sandálias; confecção de telas e bijuterias com sementes do cerrado; confecção de objetos com garrafas pets e construção de puff de pneus.
O projeto Vale Preservar está sendo realizado na escola desde 2009, como parte das ações do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar. Uma das responsáveis pela execução das ações é a educadora Osita Nepomuceno do Nascimento, que coordena a parte de prestação de contas, da elaboração do projeto e acompanha a execução das atividades. O projeto conta com o patrocínio do Banco da Amazônia e tem o objetivo de promover, na comunidade escolar, uma consciência ambiental.
Participaram das oficinas estudantes, pais e representantes da comunidade. Marineiva Maria Pereira de Souza Silva atuou como monitora da oficina de fabricação de sabão, ela comentou a experiência. “É um aprendizado muito bom, porque as pessoas estão colaborando com o meio ambiente ao reaproveitar o óleo. Podemos também ressaltar a economia que proporciona para as pessoas, que poderão fazer um sabão de qualidade e comercializar, gerando rendas para as famílias”, explicou.
Jonara Noleto participou da oficina de ornamentação de sandálias e falou sobre o que aprendeu. “Aprendemos a ser persistentes, se imaginamos uma arte e não deu certo, poderemos tentar, até o nosso trabalho ficar com qualidade”, comentou.
Osita explicou que este ano, o foco do projeto foi a transformação de produtos utilizando materiais recicláveis e como ações desenvolvidas este ano, teve uma visita ao Aterro Sanitário, à Estação de Tratamento do Esgoto, ao viveiro de plantas de Universidade do Tocantins, Unitins.