Tocantins
28.04.2025A Escola Presbiteriana de Colinas do Tocantins desenvolveu uma atividade especial para enfatizar o Dia D da Leitura, que foi celebrado no sábado, dia 26, uma ação realizada pela Secretaria de Estado da Educação como forma de motivar a leitura e a escrita em todas as escolas da rede estadual. Neste ano, a escola utilizou o tema literatura indianista.
Os professores envolvidos produziram salas temáticas e houve muita leitura, produção de textos e apresentações dos trabalhos, por meio de peças teatrais, apresentações de músicas e confecção de artesanatos indígenas.
“A leitura tem o poder de transformar vidas, promover a aprendizagem e atuar como um verdadeiro agente de mudança social. Com este objetivo, o Dia D da Leitura trouxe a temática indianista, movimento literário do Romantismo brasileiro do século XIX que destaca a figura do indígena”, explicou a coordenadora de Programas e Projetos, Aldean Abreu Martins Soares.
A estudante Ana Luiza Alves, 14 anos, da turma do 9º ano do ensino fundamental, falou sobre a sua participação no evento. “Foi um momento importante, porque além de mostrar um pouco da cultura do nosso país, representa um maior incentivo à leitura e aprendizagens sobre a literatura. Eu aprendi sobre os autores e achei muito interessante conhecer mais sobre os escritores brasileiros, como José de Alencar, criador do romance O Guarani”, frisou.
“Foi extremamente gratificante ver o entusiasmo dos estudantes diante de um conteúdo tão rico e cheio de novos aprendizados. A leitura dos livros, painéis e o olhar atento dos alunos permitiram que todos ampliassem seus conhecimentos e apreciassem não apenas autores consagrados da literatura brasileira, mas também escritores tocantinenses, que vêm se destacando com publicações de grande valor cultural e literário”, concluiu a coordenadora Aldean.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins