Escola Estadual Professora Celina Machado, em Coronel Fabriciano, cria projetos que estreitam laços com a comunidade

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

13.03.2020

Participar ativamente da vida escolar dos filhos, estar presente no dia a dia da unidade escolar e entender a importância da relação entre a família e a escola no processo de aprendizagem das crianças. Esses são alguns conceitos que norteiam as ações de muitos pais de alunos da rede pública estadual e, para fortalecer ainda mais essa parceria, algumas unidades escolares desenvolvem projetos que buscam motivar a participação da família no ambiente escolar.

Na Escola Estadual Professora Celina Machado, em Coronel Fabriciano, a direção da escola trabalha em conjunto com a equipe pedagógica para criar mecanismos atrativos que fortaleçam o desenvolvimento dos alunos. Uma das ferramentas utilizadas pela unidade de ensino é o Projeto Estreitando Laços, que oferece diversas programações culturais e sociais para os estudantes e, também, se estende aos pais e responsáveis.

Segundo a diretora da escola, Marceni Pacheco, “é na política da boa vizinhança que a nossa escola cria vínculos fortalecedores, com laços de parcerias, estabelecendo responsabilidades mútuas e construindo assim uma escola democrática”, explica a diretora.

Por meio do projeto, os alunos e a comunidade podem participar de aulas de pintura, torneios esportivos, apresentações teatrais, palestras sobre saúde e outros eventos. “A família, em parceria com a escola e vice-versa, é peça fundamental para o desenvolvimento do educando. Entretanto, para conhecer a família é necessário que a escola abra suas portas, e intensifique ações que busquem garantir a permanência dos alunos e também dos pais na instituição”, declara Marceni.

Marizete Aguiar é mãe de Gabriele Aguiar, aluna do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Celina Machado. Ela afirma que tenta se envolver, o máximo possível, em projetos desenvolvidos pela instituição de ensino e conta que participa ativamente dos eventos educativos e culturais que a escola realiza. Segundo ela, “eu sempre estou na escola porque gosto de acompanhar a vida escolar da minha filha. É muito valiosa a liberdade que a unidade de ensino oferece aos pais. A comunidade tem um bom relacionamento com a diretoria e a equipe pedagógica porque a instituição sempre está de portas abertas para nos receber”, ressalta.

De acordo com Marizete, é muito importante que a escola e as famílias dos alunos estejam alinhadas para construir uma parceria que beneficie os educandos. “Sinto que nós, responsáveis por nossos filhos, e a equipe da escola estamos trabalhando no mesmo ritmo. Muitas vezes, ensino algo para a Gabriele e ela leva para a escola. Outras vezes, ela aprende algo lá e ensina em casa para os avós, os tios, por exemplo. Essa troca de experiências é muito interessante. Temos crescido muito com essa parceria”, destaca.


Espaço Escola

Conheça mais projetos de escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais acessando o link www.educacao.mg.gov.br/parceiro/espaco-escola