Pará
29.09.2023Incentivar a conscientização ambiental por meio do ensino profissionalizante e do contato direto com a natureza foi a proposta do curso de técnicas de jardinagem e paisagismo, promovido pela Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para a comunidade escolar.
A iniciativa teve como objetivo orientar e capacitar profissionais para atuarem no mercado de jardinagem e paisagismo, com destaque para as técnicas de plantio, cultivo e manutenção de plantas ornamentais, além de conceitos de meio ambiente e segurança no trabalho. As ações também estão dentro da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, criada pela Seduc.
“Esse projeto surge na perspectiva da questão da educação ambiental e ressignificação das práticas da escola voltadas para esse contexto. E a gente teve essa iniciativa de estar chamando a comunidade e equipando ela com essa oportunidade desse curso para fazer a transformação desse espaço para um ambiente de convivência desses alunos, onde eles vão estar se integrando ao local, aprendendo a conviver de forma mais harmônica com esse espaço e com a natureza e todos os elementos aqui”, afirmou o professor e coordenador do projeto, Augusto Chaves.
A formação iniciou no último dia 18 de setembro e conclusão foi realizada nesta sexta-feira (29), com duas turmas que se revezaram no período da manhã e tarde. O curso foi totalmente gratuito e com certificação nacional, oferecida pelo Senar. A autônoma Daniele Pinheiro, mãe de dois alunos que estudam na escola Cordeiro de Farias, foi uma das participantes do processo formativo e falou da importância e da satisfação em fazer parte do projeto.
“Eu abraço a causa do meio ambiente, acho muito importante começar pela escola, e a iniciativa da escola em promover esse curso, com o Senar, foi de imensa satisfação não só para quem participa, mas para comunidade escolar. Então, como mãe de aluno, eu espero incentivar outros pais a estarem participando não só aqui no Cordeiro de Farias, mas em todas as escolas, que proporcionem essas iniciativas”, destacou.
A estudante Luana Cardoso é aluna do segundo ano do ensino médio da escola, ela afirma estar muito feliz e satisfeita com o novo espaço oferecido aos alunos. “Eu acho um espaço muito importante para gente, porque ajuda a aprender mais sobre sustentabilidade e a importância que a gente tem que ter com a natureza. Esse espaço agora que a gente tem é um espaço de lazer, que a gente pode jogar, conversar, se divertir e pegar um vento. E, eu acho muito importante a iniciativa que a escola tomou e é também um incentivo para termos novas ideias de projetos sustentáveis para a escola. Estamos dando mais importância, dando mais valor à natureza”, disse entusiasmada.
As próximas oficinas deverão ser iniciadas na segunda quinzena de outubro e as inscrições poderão ser feitas na secretaria da Escola Estadual Cordeiro de Farias.
Texto de Clayton Santos / Ascom Seduc