Pará
07.12.2023Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Aristides Pirovano, em Marituba, na região metropolitana de Belém, participaram da culminância do Projeto Consciência na Escola, que tem como objetivo debater assuntos sociais a partir do viés da Lei 10.639, que prevê a educação antirracista nas escolas. Os debates giraram em temas como racismo, empoderamento negro, assédio e violência contra mulher, todos com foco na disciplina de história. A culminância do projeto foi no final de novembro, no mês da consciência negra.
A professora de história Katiana Oliveira, idealizadora do projeto, explicou como surgiu a iniciativa na unidade. “Começamos com a leitura de um texto poético chamado Navio negreiro. De lá iniciamos debates nas salas sobre racismo e começamos a desenvolver a partir daquele momento o processo de problematização da história na vida dos alunos. A história passou a ser não decorada, mas pensada no dia a dia”, contou a docente.
A educadora contou como foi a recepção dos alunos ao projeto de educação antirracista. “No início um estranhamento, porque eles vêem de outros espaços escolares que não buscam transformar o aluno em protagonista, com o tempo eles aprendem, gostam, buscam falar e interagem propondo novos temas”, disse a professora.
A estudante do terceiro ano da unidade, Camille Araújo, destacou a importância de ter participado do projeto este ano.“Participo do projeto desde 2021 e nunca tive contato com algo parecido, então, de início eu achei que seria algo monótono. Até entender realmente o quão importante é necessário esse projeto é para os alunos, como o nome já diz “Consciência na Escola” e isso, o objetivo, nos tornar mais conscientes sobre os assuntos que muita das vezes são deixados de lado, valorizar a cultura negra, dar mais espaço para os alunos se expressarem, oferecer oportunidades. Minha experiência foi completamente positiva, absorvi muito conhecimento, que com certeza mudou o meu ponto de vista sobre determinados assuntos”, disse ela.
A estudante ressaltou ainda que as discussões sobre a temática são importantes entre os estudantes, que precisam despertar para as temáticas urgentes na sociedade. “São importantes para desenvolver a consciência, o respeito, para empoderar a cultura e os alunos que muitas das vezes passam por situações desagradáveis na escola ou no dia a dia, de forma geral. E, como eu disse, para ofertar mais oportunidades”, completou.
A mesma opinião é compartilhada pela aluna do terceiro ano, Vanessa da Silva. "Eu pude aprender sobre sustentabilidade, diversidade, responsabilidade social, respeito aos outros e ao meio ambiente. O projeto me estimulou a ter pensamento reflexivo e capacidade de tomar decisões me tornando uma cidadã mais consciente e engajada", finalizou.
Texto: Igor Lopes, com a supervisão de Bruno Magno (Ascom Seduc)