Escola Estadual Padre Giuliano Moretti realiza lançamento de livro escrito pelos estudantes

Tocantins

14.12.2023

A Escola Estadual Padre Giuliano Moretti, de Tocantinópolis, promoveu nessa quarta-feira, 13, no auditório da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis, o evento para o lançamento do livro “Memórias Literárias - Histórias que marcaram o passado”, escrito por estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. 

O livro reúne histórias contadas por idosos da comunidade local, a partir de entrevistas produzidas pelos estudantes. O projeto teve o intuito de trazer, por meio da escrita, a importância de valorizar e exaltar a história de pessoas idosas para aprender sobre o passado e transmitir o sentimento de acolhimento para esses indivíduos que sentem que seu tempo já passou. 

O evento de lançamento contou com a presença da equipe escolar, cerca de 110 estudantes da Escola Estadual Padre Giuliano Moretti, entrevistados, autoridades locais e comunidade.

A professora de Língua Portuguesa, Gerlane Rocha Galvão, que foi a responsável pelo projeto, compartilha a emoção de assistir os idosos serem entrevistados. “Não temos como mensurar a importância desse projeto na vida dos estudantes e da comunidade local, pois a cada entrevista feita e a cada história produzida temos mais conhecimento sobre o passado dessas pessoas, o modo de vida e os seus sonhos. Os idosos entrevistados se sentem importantes, porque estão sendo ouvidos e acabam conversando muito com esses estudantes. É impossível não se emocionar”.

Para o senhor Jurandir Martins, de 75 anos, foi muito especial ser um dos entrevistados para o livro de memórias. “Foi emocionante ver a minha história no livro. Eu fiquei feliz em contar parte da minha história. Eu contei que eu vi a boiúna no rio Tocantins e foi verdade mesmo”, relatou.

A estudante Maria Júlia Ferreira conta que ficou muito empolgada com o projeto, pois teve a oportunidade de entrevistar o seu avô. “Meu avô é praticamente um pai pra mim e agora vamos ter um livro contando um pouco da história dele, vai ficar marcado pra sempre”.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins