Escola Estadual Padre Giuliano Moretti realiza “Projeto Racha Cuca com Tabuada”

Tocantins

18.11.2022

Estudantes do 6º e 7º ano da Escola Estadual Padre Giuliano Moretti, de Tocantinópolis, participaram nessa quinta-feira, 17, do “Projeto Racha Cuca com Tabuada”, desenvolvido pelos professores de matemática Whalyson Henrique de Jesus Almeida e Marinélia Ribeiro Belizário. A ação segue as orientações e propostas previstas no Programa de Recomposição das Aprendizagens - Recomeçar, onde o foco principal é minimizar lacunas deixadas pelo período pandêmico. Com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, o projeto utilizou várias metodologias de aprendizagem para fixação e memorização da tabuada como: jogo de dominó, charadinhas, caça números e pintura matemática.

As atividades foram desenvolvidas em sala de aula durante todo o semestre e a culminância aconteceu na quadra de esportes envolvendo grande parte da comunidade escolar. A professora de matemática e uma das idealizadoras do projeto, Marinélia Ribeiro Belizário, ressalta que o Racha Cuca com Tabuada nasceu da necessidade de trabalhar a tabuada de uma forma mais lúdica e prazerosa. “Realizar esse projeto foi muito gratificante, pois a meta que traçamos foi alcançada com sucesso, que era desenvolver nos estudantes esse gosto pelos números e pelo raciocínio lógico”. O estudante Marcelo Pereira Canedo Júnior, do 7º ano, disse que ficou muito satisfeito em participar do projeto e em poder aprender matemática de forma divertida. “Aprendi bastante com esse projeto. Todas as atividades foram divertidas em realizar. Fiquei muito feliz em fazer parte da equipe vencedora”.

O Recomeçar foi desenvolvido pela equipe pedagógica da Seduc e está sendo realizado de forma sistemática em todas as escolas da rede estadual de ensino. O programa visa adequar as habilidades e as competências dos estudantes ao ano ou série em que ele está matriculado por meio de quatro eixos de trabalho: diagnóstico das aprendizagens dos estudantes durante o período de pandemia; recomposição da alfabetização e letramento matemático, com atividades em sala de aula; avaliações contínuas e monitoramento; e, por fim, a avaliação de saída que será aplicada no final do processo. Revisão Textual: Karleane Rodrigues Ferreira/Governo do Estado