Escola estadual no nordeste do Pará é entregue reconstruida pelo Governo

Pará

31.03.2023

Em meio a uma grande celebração na comunidade da Barreta, no município de Vigia, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou nesta quinta-feira (30), as obras de reconstrução da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Atateua da Barreta. Esta foi a 122ª unidade escolar entregue pela Seduc desde 2019, o que reforça a educação pública no município, já que esta foi a sétima escola entregue na região. 

"Queria agradecer o carinho de vocês, agradecer a comunidade escolar, mas queria fazer um pedido: que vocês cuidem  da escola, cuidem do novo espaço. A escola ganhou salas climatizadas, biblioteca, um prédio moderno, enfim, foi um grande investimento para continuarmos formando nossas crianças e jovens na região”, disse o governador do Estado, Helder Barbalho, que entregou a escola na tarde de hoje e foi recebido com música pelo Clube Musical União Vigiense.

A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola, Ariadne Grazieli, de 13 anos, destacou as melhorias na infraestrutura da nova unidade de ensino. “Antes as cadeiras eram ruins, o chão era meio sujo e tinha muito calor, então o que mais gostei foi que agora as salas de aula tem ar-condicionado. Nem parece aquela escola de antes, agora está tudo novo e todo mundo está feliz”, disse ela que fez questão de conhecer o novo local das aulas.

A mesma opinião é compartilhada pela estudante Gabriele Souza, de 12 anos, que cursa o oitavo na Escola e também mora na comunidade. “A escola está diferente e muito bonita, quando cheguei aqui não tinha quase nada, mas agora a realidade é outra. É uma nova estrutura . As cadeiras estavam descascadas, não tínhamos ar-condicionado, então eles mudaram muita coisa na escola. Gostei bastante. Mas o que mais gostei mesmo foi das salas e dos banheiros, que são limpos. Isso vai facilitar bastante”, observou a estudante. 

O dia também foi de felicidade para diretora da escola Carmelia Silva dos Reis Queiroz, que ficou emocionada ao receber o prédio totalmente reconstruído. “Foi uma luta muito grande para chegarmos até aqui, passamos por muitas situações e, agora, com o empenho do governador Helder Barbalho, nosso processo avançou e conseguimos essa reconstrução tão importante para atender os nossos alunos. O mais significativo nesse governo é que reconstruímos escolas para mais de 1.500 alunos, mas também para 115  alunos, sem distinção. É um governo que está investindo muito na educação e só temos a agradecer”, frisou ela.

Moderna - Com investimento de quase R$ 950 mil, a nova unidade escolar beneficia 115 alunos da comunidade. A reconstrução do espaço contemplou quatro salas de aula, laboratório de informática, sala da diretoria e sala dos professores - todos climatizados -, reservatório elevado, banheiros masculino e feminino, cozinha e despensa. 

O prédio foi contemplado ainda com novas instalações elétricas e hidrosanitárias, assim como pintura e sinalização em todo prédio. Além de todos os equipamentos e mobiliário, a unidade recebeu reforço de geladeira, freezer e computador.

"Todas as escolas são importantes, principalmente nas comunidades que quase não são vistas, então essa escola é muito importante para apostarmos nas nossas crianças e jovens daqui. São 112 obras e temos muita coisa para fazer ainda e vamos continuar investindo cada vez mais. São sete comunidades atendidas no entorno e todos os filhos do Pará importam para esse governo", destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, que também participou da entrega da escola em Vigia. 

Com 115 alunos matriculados, a escola funciona nos turnos da manhã, tarde e noite, com ensino fundamental e médio regular e Educação de Jovens Adultos (EJA).

Também participaram da cerimônia de entrega, o secretário de Estado de Segurança, Ualame Machado, o deputado estadual Osório Juvenil, o deputado estadual André Coelho, e o prefeito de Vigia, Job Júnior.

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc