Escola estadual incentiva autonomia do aluno por meio do protagonismo

Rio Grande do Norte

13.11.2019

Trabalho em equipe, criatividade e autonomia. Esses são alguns dos princípios trabalhados no âmbito do Clube de Protagonismo – Olá Mundo, inciativa desenvolvida por professores e alunos Escola Estadual em Tempo Integral José Fernandes de Melo, localizada na cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar. 

Contando com a participação de 20 estudantes da escola, o clube foi criado com o intuito de difundir entre os alunos os conhecimentos acerca dos dispositivos de processamento de dados, como computadores (além da informática de forma geral), funcionando de forma semelhante a um laboratório de manutenção, no qual os alunos que dele participam realizam a revisão, amparo e conservação das máquinas da escola. 

Por meio desse trabalho o Clube realizou, no mês de outubro, a manutenção e correção de 17 computadores, que foram formatados e configurados pelos próprios alunos e, posteriormente, entregues à escola. 

“Com a ação dos integrantes do clube, já passamos por várias etapas desse processo, mas ainda temos desafios a serem cumpridos até a realização desse nosso objetivo. Por meio de pesquisas e interações sociais, temos melhorando a cada dia nossos conhecimentos e também nosso ambiente escolar” afirmou o presidente do Clube, o estudante Diego Rocha, aluno da 1ª Série D.

De acordo com um dos orientadores do Clube, o professor José Barbosa, apesar do foco da iniciativa ser a manutenção do laboratório de informática da escola, nele os alunos também conseguem trabalhar questões como o senso de pertencimento à escola, respeito e zelo pelo ambiente escolar. Dessa forma, os alunos “se corresponsabilizam pelo patrimônio público”, aponta. 

Além de Jose Barbosa, a iniciativa ainda conta com a orientação da gestora da unidade, a professora Marta Betânia, e o auxílio de outros docentes, como o professor de Física, Francisco Fábio Fernandes, que também é padrinho do Clube, e da pedagoga Cleide Freitas Lima.