Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt utiliza tecnologia para celebrar a data em tempos de pandemia

Dia do Folclore

05.08.2020

Por: Marília Mesquita

Foto: Ascom/Seed

Com o objetivo de comemorar o Dia do Folclore, celebrado no dia 22 de agosto, a Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt está realizando o projeto ‘O folclore brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19'. O projeto promove a efetivação do aprendizado e saberes pela pesquisa integrada multidisciplinar, considerando a temática do folclore brasileiro e suas múltiplas manifestações, vivenciadas no Brasil.

As atividades ocorrem de forma on-line com encerramento previsto para o dia 28 de agosto. “Essa é uma forma de tornar as aulas mais dinâmicas e criativas com a participação efetiva dos alunos utilizando as ferramentas tecnológicas. Além de possibilitar a troca de experiência entre as diferentes áreas de saberes”, explicou a coordenadora do projeto, professora Sueli Oliveira.

O projeto é voltado para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio que criam vídeos e curta metragem, cartazes, entrevistas virtuais, além de estudarem sobre lendas, músicas e sobre o preparo de comidas típicas, entre outras temas relacionados ao Folclore.

As atividades são desenvolvidas por meio dos aplicativos WhatsApp, Google Meet e Google Classroom, onde os estudantes enviam os materiais produzidos e tiram dúvidas. O projeto envolve todas as disciplinas e conta com o apoio da gestão escolar e coordenação pedagógica.

“A pandemia trouxe outra forma de ver e se inserir no folclore. A escola está usando novas tecnologias para chamar a atenção e promover a interação entre os estudantes”, comentou Sueli.

O encerramento do projeto ocorrerá também de forma virtual. Será disponibilizado um link para que os alunos tenham acesso e apresentem os trabalhos desenvolvidos. Além disso, receberão certificados de participação.

“Na mudança educacional que estamos vivendo é importante o acolhimento e fazer com que os alunos participem de forma lúdica e divertida, sem aglomerações, pois é importante manter a segurança dos estudantes”, finalizou a coordenadora.

Esse é o segundo projeto que a escola está desenvolvendo durante a pandemia. O primeiro foi o Concurso de Fotografia do Meio Ambiente, realizado em junho. A Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt está localizada na avenida São Paulo, 880, no Bairro dos Estados e atende 276 estudantes no Ensino Fundamental e Médio.