Escola Estadual Frederico Pedreira estimula estudantes a utilizarem a Ciência a serviço da Sustentabilidade

Tocantins

17.02.2017

Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

Utilizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em projetos que possam contribuir com a sustentabilidade do planeta é o intuito da feira Ciências e Sustentabilidade, da Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, realizada nesta quinta-feira, 16, em Palmas.  Os alunos empregaram muita criatividade nos experimentos da mais diversas áreas como eletromagnetismo, indução elétrica, reciclagem, coleta seletiva, reações químicas, energia eólica, dentre outras.

Mais de 900 estudantes da instituição apresentaram soluções inovadoras que facilitam o dia a dia e dão novo uso para materiais que iriam para o lixo. De acordo com a professora de Biologia, Claudia Costa de Queirós, a escolha do tema teve como intuito promove a conscientização sobre a contribuição individual e coletiva para a manutenção dos recursos naturais utilizando a ciência a serviço da sustentabilidade.   

Um grupo de alunos do 2º ano produziu um jardim sustentável com a utilização de madeira de demolição, latinhas de alumínio, sacolas plásticas biodegradáveis e papelão. Além de dar nova finalidade para os materiais já utilizados, o jardim também emprega a técnica da compostagem, que é a transformação de restos de alimentos em adubo orgânico evitando o uso de fertilizantes sintéticos.

O sistema de irrigação do jardim também é auto-sustentável e utiliza a captação da água da chuva. Toda a encanação e as calhas são confeccionadas em latas de alumínio e papelão. O projeto fez tanto sucesso que escola irá usar a ideia no jardim da unidade de ensino.

“Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que muita coisa é desperdiçada. É necessário ter essa consciência de reutilizar, reciclar materiais e de não desperdiçar os recursos que a própria natureza nos proporciona como a água da chuva que pode ser usada para diversos fins”, ressalta do aluno Fernando Fernandes.

Automação e eletromagnetismo

Cansado de ouvir a mãe pedi-lo para apagar as lâmpadas de casa, o aluno do 3º ano, Daniel Victor Lima Rodrigues, aproveitou as aulas de física para criar um dispositivo que o ajudasse a ligar e desligar equipamentos que utilizam a energia elétrica como: ventilador, computador e lâmpadas. Segundo ele, além de se tornar uma facilidade para o dia a dia, o aprendizado proporcionado pela feira de ciências dificilmente será esquecido. “É muito mais interessante, porque colocamos na prática o que não era tão fácil de compreender só vendo acontecer nos livros”, ressaltou.

Já o estudante José Vitório da Silva Neto e os colegas de classe reproduziram a Bobina de Tesla, descoberta de um dos maiores inventores do século XX: Nicolas Tesla. “É uma bobina que converte a energia elétrica em energia eletromagnética. As tensões nesse campo são capazes de ascender uma lâmpada sem a utilização de fios”, explana.

De acordo com o professor de Física, Michael Matos, a finalidade da feira foi alcançada. “Os alunos não só colocaram na vivencia prática o que estão estudando, como também nos surpreenderam muito com os projetos desenvolvidos e com a desenvoltura na apresentação. Isso nos mostra que realmente conseguiram aprender o conteúdo”, frisou.