Escola estadual em Juara realiza trabalho de reflexão sobre Transtorno do Espectro Autista

Mato Grosso

04.04.2022

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 02 de abril, foi de reflexão na Escola Estadual Comendador José Pedro Dias, em Juara. A unidade escolar promoveu trabalho de sensibilização percorrendo todas as salas abordando sobre o tema.

Com 22 alunos  matriculados na sala de recurso, sendo 10 com laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com mais três com encaminhamento, a escola busca envolver todos os alunos com a realidade do autista.

Como diferencial, uma sala de aula foi inaugurada para intervenções no processo de aprendizagens dos estudantes. Por conta disso, a educadora Eliana Barbosa - com formação em Educação Especial - vem realizado um trabalho de atenção que ganhou notoriedade entre alunos, pais e a comunidade escolar.

“Aproveitamos a data para alertar a sociedade sobre o transtorno de neurodesenvolvimento, a luta contra o preconceito e, principalmente, por mais informação à sociedade. Desde o retorno das aulas presenciais, os profissionais da educação não têm medido esforços para o atendimento de nossas crianças atípicas”, assinala o coordenador pedagógico, Fábio Ricardo Ludke dos Santos.

Segundo ele, a escola aproveitou a data para fortalecer o papel da educação no processo de desenvolvimento das crianças com necessidades especiais, cujo objetivo é ofertar propostas formativas que contemplem suas individualidades e que ajudem no seu desenvolvimento.

“A reflexão de sala em sala foi uma homenagem para as crianças TEA, autistas matriculadas na escola e demais crianças, pois elas que têm nos ensinado o verdadeiro sentido da palavra amor. Em seu entendimento, são crianças que surpreendem todos os dias com suas superações, mesmo sabendo que o TEA ainda apresenta inúmeros desafios. Estamos propiciando para nossas crianças autistas espaços pedagógicos adequados e ações pedagógicas de acordo com a realidade de cada uma”, ressalta.