Escola Estadual em Araguaiana se orgulha dos laços estreitos com a comunidade

Mato Grosso

03.11.2022

A Escola Estadual ‘Coronel Jerônimo Gomes da Silva’, localizada em Araguaiana, cidade com pouco mais de três mil habitantes, preserva traços que sobrevivem ao tempo. Com 48 anos de criação, a unidade participa ativamente da rotina da comunidade. A sua história se confunde com a trajetória das gerações nascidas a partir de 1974. “Cada pessoa nascida nesse período, tem algo para contar de sua época de aluno no Jerônimo, como a escola é carinhosamente chamada por seus ex alunos”, conta o diretor Wellyngton Rocha Figueira.

Por muitos anos, a instituição de ensino ofertou três turnos de aula com turmas de Alfabetização ao 3º Ano do Ensino Médio, além de já ter atendido também EJA - Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, atende do 5º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio com um total de 326 alunos. “Vivenciamos a nossa educação como se fossemos uma grande família, disseminando uma cultura inclusiva. Aqui, vivenciamos uma forte conexão e apoio por parte dos semelhantes e dos diferentes. Isso é saudável para a harmonia na escola”.

O diretor conta que a unidade vem se adaptando às mudanças que o tempo traz, mas a sua relação íntima com a comunidade nunca muda. “Os professores mais velhos deram aula para três gerações de uma mesma família. Esse é o diferencial. Conhecemos nossa clientela, sabemos da dificuldade de cada aluno, por qual problema sua família está passando e, por conta disso, temos acesso fácil a eles”.

Exatamente por conhecê-los bem, a gestão escolar sabe que para muitos a principal e mais completa refeição no dia é feita na escola. Por esse motivo, a horta escolar é de suma importância para os alunos. “Por meio da horta podemos reforçar a alimentação escolar com uma refeição com carboidratos, proteínas e fibras. Tudo muito nutritivo e saboroso. É como aquela comida de mãe de deixa saudade”, compara Wellyngton.

Além da contribuição para a saúde das crianças, a horta da escola também influencia diretamente no ensino-aprendizagem. Em todo o seu processo o estudante está envolvido, vendo como se dá na prática o que ele aprende na teoria nas aulas de ciências, biologia, química e matemática. “Além disso, desenvolve também o senso de responsabilidade com o meio ambiente e trabalho em equipe. Posso afirmar, com toda a certeza, que a horta escolar é essencial para nossa escola tanto no social quanto no aprendizado”, finaliza.

A escola faz parte da Diretoria Regional de Educação Polo Barra do Garças.