Escola Estadual do Setor Sul promove palestra para divulgar a Olimpíada Brasileira de Matemática

Tocantins

09.02.2024

A equipe da Escola Estadual Setor Sul, de Palmas, realizou nessa quinta-feira, 8, uma palestra para divulgar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com a presença do professor Paulo Cleber Mendonça Teixeira, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e um dos coordenadores regionais da Obmep no Tocantins.

O objetivo foi informar os alunos sobre as inscrições, os materiais disponíveis para estudos e os benefícios alcançados pelos estudantes medalhistas. Também participaram da palestra os professores da área de Ciências da Natureza, que falaram sobre os cem anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, que estão sendo homenageados neste ano pela olimpíada.

A professora de Matemática, Mirene da Cruz Silva, explicou que a escola está formando os Clubes de Matemática. “Esses clubes serão formados por 10 alunos e um professor orientador, vamos fazer o registro no portal da olimpíada, e os estudantes terão acesso aos fóruns e a atividades diversas. No ano passado, eu criei a Eletiva Olímpica em outra escola e, agora, como estou na unidade escolar do Setor Sul, trouxemos essa ideia e vamos realizar a segunda edição. O objetivo é ajudar os estudantes a se dedicarem à discussão e resolução de questões olímpicas”, esclareceu.

No decorrer do ano, o Clube de Matemática será desenvolvido pelos professores Hesley Ribeiro Costa, Marco Antônio Ferreira, Suelene Alves de Oliveira e Mirene.

O professor Paulo Cleber destacou a importância de divulgar a Obmep nas escolas porque a competição representa uma oportunidade de os estudantes desenvolverem habilidades matemáticas, estimular o pensamento crítico e promover o aprendizado. “Também participando da Obmep, pode abrir portas para uma série de oportunidades futuras, desde bolsas de estudos até possíveis carreiras na área de exatas. E é uma forma de motivar os alunos a se dedicarem aos estudos e a praticarem para alcançar o melhor desempenho possível da Obmep”, frisou.

A estudante Ranyele Sousa Reis, 15 anos, da 1ª  série do ensino médio, disse que a palestra foi interessante. “Eram assuntos que precisamos conhecer. Eu percebi que os colegas gostaram muito e se sentiram motivados. Eu desejo participar da Obmep visando ganhar uma medalha, já peguei o roteiro de estudos. Foi uma atividade muito bonita”, contou.

O aluno Davi Marques dos Santos, 18 anos, da 3ª  série do ensino médio, também destacou a importância da atividade. “Participei da palestra e gostei muito. Antes eu não dava tanta importância para a olimpíada, eu pensava que era uma prova apenas para testar o conhecimento. E agora, entendi o que significa a Obmep, então decidi estudar e me empenhar mais para alcançar uma medalha”, afirmou. 

A Obmep está com inscrições abertas até o dia 15 de março e podem ser realizadas pelo portal  www.obmep.org.br

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins