Escola estadual do Pará estimula estudantes com ciência, tecnologia e sustentabilidade

Pará

25.06.2024

Para entender como a tecnologia pode auxiliar na preservação do meio ambiente, estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza D'Ávila, no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB), participaram de um evento de ciência e tecnologia, no sábado (15). A “Sala Maker Steam” envolveu a comunidade escolar com a exposição de projetos de robótica, desenvolvidos pelos estudantes a partir de conceitos de sustentabilidade.

“A comunidade escolar pôde participar da imersão e entender um pouco mais sobre como a tecnologia pode contribuir com a preservação do meio ambiente. O 'maker’ é uma espécie de evolução do ‘Faça Você Mesmo’. A cultura maker é um movimento que incentiva qualquer pessoa a desenvolver suas próprias ideias e, assim, construir, consertar e reinventar ferramentas, recursos e objetos de qualquer natureza. Isso pode ser tanto de forma física, como virtual. A ‘Sala Maker’ também é um ambiente de interação e imersão no mundo Steam”, explicou o professor de Física Charles Ruan.

Entre os protótipos apresentados pelos estudantes, sob orientação do professor Charles, estão: o sensor de umidade do solo, feito e programado com Arduino Uno; o carro de controle remoto com tampa de garrafa e papelão; o elevador hidráulico com palitos de picolé e o chassi (estrutura de suporte de carga de um objeto artificial), com a ideia de construir seu próprio brinquedo, além de jogos lúdicos de coordenação motora e raciocínio lógico. A “Sala Maker Steam” contou ainda com um ambiente gamer de imersão musical e virtual, por meio de óculos de Realidade Virtual (RV), e o lançamento de foguetes confeccionados com garrafa PET.

Em parceria, os estudantes João Pedro e Daniel Moraes, do 2º ano do ensino médio, foram responsáveis pela construção do sensor de umidade do solo. João ressaltou a importância de ajudar a construir algo tenha alcance social. “Construir algo que possa contribuir para a sociedade, e para o meio ambiente, é algo gratificante. Além do mais, o aprendizado adquirido durante todo o processo de construção do projeto foi, e é, algo importante para o futuro que pretendo seguir na engenharia”, contou o estudante.

Para a aluna do 1ª ano do ensino médio, Maria Luyza, construir o protótipo do chassi 2wd valeu a pena. “Foi uma experiência desafiadora e divertida. Construir do zero e entender todo o funcionamento de um carrinho foi algo gratificante e muito importante para meu aprendizado”, comentou.

Metodologia ativa - Steam é a sigla em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Um movimento educacional ainda recente no Brasil, mas muito difundido em outros países, que busca aprimorar o planejamento dos educadores e promover a implementação qualificada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de uma aprendizagem significativa.

Essa abordagem visa desenvolver conhecimento a partir de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos destinados à solução de problemas reais do dia a dia.

 

Texto: Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc