Pará
06.09.2024Com o resultado histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Pará se destacou na educação da rede pública estadual ao conquistar 4,3 pontos no indicador - nota que fez com que o estado desse um salto do 26º lugar para a 6ª colocação no ranking nacional. O resultado é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com projetos, iniciativas e grandes investimentos.
"Nós tivemos um avanço excepcional no Ideb, saindo da penúltima para a 6ª colocação no Brasil. Esse é um salto que concretiza uma série de ações conjuntas desenvolvidas pela Seduc, Diretorias Regionais de Ensino (DREs) e nossas escolas estaduais, mas também com marcos muito relevante. Somos a rede estadual que mais cresceu em aprendizagem, a que mais cresceu no ensino médio, a que mais cresceu nos anos finais e uma das que mais cresceu nos anos iniciais. A participação ativa das nossas escolas, equipes, estudantes e famílias foram fundamentais. O resultado maravilhoso da Escola Estadual São Raimundo Nonato no ensino médio e nos anos finais é seguido também por um avanço coletivo de mais de 90% das nossas escolas. Esse é um momento histórico, decisivo e de muita alegria para a educação paraense", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Conforme os dados do Ideb do ano passado, as melhores notas da rede pública estadual no ensino fundamental II e ensino médio são da Escola Estadual São Raimundo Nonato, no município de Santarém, oeste paraense, na Região de Integração do Baixo Amazonas. A melhor escola estadual do Pará alcançou média 7,0 no ensino fundamental e 5,6 no ensino médio. Resultado atribuído a um trabalho coletivo, cheio de dedicação, acolhimento e com foco no protagonismo dos estudantes, como enfatiza a gestora da unidade.
“A comunidade educativa da Escola Estadual São Raimundo Nonato recebeu, com euforia, o resultado do SAEB/2023, no qual alcançamos o 1° lugar no Ideb do Pará, nos dois níveis de ensino: fundamental II e médio. E esse 1° lugar não foi por acaso, pois realizamos um trabalho grandioso em 2023 com a parceria das famílias e empenho da equipe gestora em dialogar constantemente com os alunos que fizeram a prova, o compromisso, dedicação e responsabilidade de todos os professores da escola, em especial, os de Língua Portuguesa e Matemática que realizaram diretamente as atividades em sala de aula com os discentes”, afirmou a diretora Joelita Ferreira.
Conforme a diretora, aulas dinâmicas, reforço e oficinas fizeram a diferença para a conquista. “Aulas dinamizadas, realização de todas as oficinas do ‘Prepara Pará’, rodas de conversa, reforço escolar no contraturno (colaboração dos professores de química, física e inglês) contribuíram muito para essa conquista. Além, claro, do trabalho realizado com as famílias, com os alunos, professores e todos que fazem parte desta comunidade educativa. Valeu muito a pena e a chave principal dessa conquista é o compromisso com a formação integral dos alunos que já é nossa marca registrada”, destacou Joelita.
Atualmente, a Escola Estadual São Raimundo Nonato atende 804 estudantes nos turnos da manhã e tarde. A estudante Beatriz Portela, da 1ª série do ensino médio, conta que sentiu a melhoria do trabalho realizado na escola. “Melhorou bastante, tanto nas aulas, como no ambiente, que recentemente passou por diversas reformas, deixando o espaço mais propício para o ensino. A qualidade de ensino melhorou e até o método de ensino dos professores, o que facilitou o nosso aprendizado e deixou as aulas mais interessantes”, disse.
Ainda segundo a estudante, foi incrível receber o resultado e saber que contribuiu para isso. “Foi muito gratificante fazer parte disso tudo, eu fiquei muito feliz em poder fazer a prova juntamente com a minha turma e, principalmente, por ter contado com o incentivo e o apoio de todos os professores e a direção que em nenhum momento mediram esforços para nos auxiliar nessa etapa, disponibilizando aulas de reforço no contra turno, com o auxílio de professores de outras matérias também que se empenharam para nos ajudar a evoluir, sou muito grata a todos”, comemorou Beatriz.
Professora de matemática há 27 anos, Erika Xavier acredita que a maneira de fazer educação conta muito para alcançar resultados grandiosos. “Educação, em minha opinião, é o caminho mais importante para formação, não só acadêmica, mas humana, profissional, cidadã. Eu digo que é o caminho para realizar sonhos. Penso que um dos fatores determinantes para esse resultado foi a conscientização dos alunos sobre a importância das avaliações externas, eles realmente participam, exercitam, se dedicam. São mesmo protagonistas”, disse a educadora.
Já a professora de língua portuguesa, Almira Vieira, acredita que o acolhimento da escola com a comunidade e o forte trabalho de preparação foi muito importante para este resultado. “A educação, para mim, é essencial e é por meio dela que nós podemos ajudar os nossos jovens a se desenvolverem e procurar por melhorias em diversas áreas e a Escola Estadual São Raimundo oferece esse acolhimento. Eu sempre procuro passar para os estudantes o gosto pela leitura, para que eles criem o hábito da leitura e, com certeza, esse resultado no Ideb é reflexo desse trabalho coletivo de todos os professores com reforço, revisão e uso do material do Prepara. Fizemos diagnóstico e elaboramos estratégias para alcançar o nosso alunado e sanar as dificuldades que os anos de pandemia deixaram”, disse.
Diferencial - Para a estudante Beatriz Portela, dentre os fatores que contribuíram para que a Escola Estadual São Raimundo Nonato conquistasse o título de melhor escola estadual do Pará também está o “olhar para os estudantes”. “Os professores buscam sempre nos motivar a interagir durante as aulas nos dando espaço para falar, tirando nossas dúvidas e até mesmo fazendo a aula de uma forma mais dinâmica. Eu, particularmente, não sou muito fã de matemática, entretanto, com a forma de ensino mais dinâmica eu consigo me concentrar melhor e compreender a matéria. Em português já não tenho tanta dificuldade e aprecio a matéria, pois gosto bastante de ler e trabalhamos sempre a interpretação, o que acho muito importante. No geral, o que mais me chamou e chama a atenção é a forma como os professores nos incentivam a estudar”, comentou.
A professora de língua portuguesa da escola revela o que tem feito para ajudar na melhora do desempenho dos estudantes. “O diferencial das aulas, eu acredito que seja fazer com que os estudantes realmente se sintam participantes do processo. Eu sempre procuro ouvir e verificar o que eles gostariam de ver e ouvir de temáticas diferentes para as aulas e isso tem dado muito certo. Ficamos muito felizes com o resultado. Eu sempre dizia para eles que é deles o legado de mostrar que a cada ano a Escola São Raimundo Nonato prioriza a qualidade do ensino e não a quantidade e que eles não são apenas uma nota”, celebrou Almira.
Já no ensino da matemática, a professora Erika reforça que manter diálogo aberto com a turma faz toda a diferença. “A metodologia muitas vezes nem tem o foco única e exclusivamente no conteúdo, mas na importância do aluno entender que é necessário ter organização, disciplina, assiduidade, pontualidade, participação, tudo que fazemos em sala. Discutimos esses itens e a necessidade de levarmos essas ações para a vida. Vejo que, com certeza, o resultado que alcançamos no Ideb 2023, fez valer muito a pena todo trabalho que a comunidade escolar desenvolve, porque não há um trabalho solitário, posso afirmar que esse resultado é fruto da dedicação de todos. É muito gratificante”, finalizou a educadora.
Histórico de conquistas - Em junho deste ano, a Escola Estadual São Raimundo Nonato brilhou novamente ao se destacar no “Programa Jovem Senador” pelo terceiro ano consecutivo. O estudante Renan Nogueira, da 3ª série do ensino médio, foi o grande vencedor do Pará na edição 2024 e pode representar o estado na etapa nacional, em Brasília (DF). Renan foi selecionado por meio de um concurso de redação, que ocorre anualmente, para vivenciar uma semana de atividades do Poder Legislativo do Brasil. O tema deste ano foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
Texto: Elisângela Soares / Ascom Seduc