Escola estadual do interior da Paraíba é destaque no Enem 2023 com 75% dos alunos com redação de excelência

Paraíba

24.01.2024

Localizada no Sertão paraibano, mais especificamente no município de São Francisco, que possui cerca de 3.300 habitantes, a Escola Cidadã Integral (ECI) Dorgival Silveira se destaca por um feito espetacular no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Dos 26 estudantes inscritos no exame, 19 obtiveram mais de 900 pontos na redação, ou seja, 75% dos alunos se enquadram na redação de excelência do Enem. O resultado expressivo reflete não apenas o empenho dos alunos, mas também as ações assertivas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), incluindo o programa Desafio Nota Mil, que tem incentivado e preparado os estudantes para alcançarem patamares cada vez mais elevados. 

Analiésia Fernandes, gestora da ECI Dorgival Silveira, localizada na 10ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba, comemora as conquistas alcançadas destacando o protagonismo dos estudantes e a qualidade da educação cidadã oferecida pela instituição. De acordo com ela, a gestão democrática, aliada ao Desafio Nota Mil, foi crucial para potencializar o projeto de vida dos alunos e contribuir para os resultados. A gestora ainda ressalta a importância das ações realizadas como aulões, momentos motivacionais, rodas de conversa, atendimento com especialistas, eventos com convidados e profissionais das diversas áreas, o incentivo, desafios. “Tudo isso culmina na transformação de sementes em frutos e a importância do trabalho da escola em parceria com a comunidade, com as famílias, na construção de uma sociedade íntegra e com bons resultados”.

Maria Alany Xavier Da Silva, uma das estudantes que brilhou na redação do Enem, alcançando 920 pontos, compartilha sua jornada de preparação e o auxílio dos professores na conquista da nota. “Meu professor foi Matheus Dantas, e ele nos preparou muito bem, sempre com muita paciência para entendermos cada passo de como fazer um bom texto. Toda semana fazíamos redações, participamos do Desafio Nota Mil. Foi tudo uma construção excelente. Hoje eu me sinto realizada, minha família se sente realizada. Hoje mais do que nunca eu me sinto preparada para a nova fase que está chegando, a Universidade, onde pretendo fazer pedagogia ou psicologia”, conta. 

Os estudantes da escola Dorgival Silveira costumavam produzir redações semanais com propostas produzidas pelo professor Matheus Dantas. Após o início da 4ª temporada do Programa Desafio Nota Mil, todos os alunos passaram a produzir de acordo com as propostas disponibilizadas e enviavam os textos à banca de correção. “Foi um processo cansativo e que demandou muito tempo de orientação e de correção, mas mostrou-se muito proveitoso após a divulgação das notas de excelência, já que uma escola do interior da Paraíba conseguiu resultados tão exitosos. Ao todo, dos 26 alunos que fizeram o Enem, 4 obtiveram nota 960, 7 obtiveram nota 940, 6 obtiveram 920 e 4 obtiveram 900. Ainda vale mencionar que as outras notas giraram em torno de 820 a 880 e todas acima de 780”, afirma Matheus.

O Desafio Nota Mil é um dos programas responsáveis por contribuir efetivamente na melhoria da média das notas de redação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino. O programa vem, desde 2020, ampliando a sua atuação na Rede Estadual da Paraíba para gerar impacto nos indicadores de desempenho dos estudantes na Prova de Redação do Enem. Em 2023, o programa atendeu cerca de 10 mil estudantes, a partir da divulgação de temas, correção das redações e devolutivas para que esse grupo compreendesse onde poderia avançar, considerando as cinco competências da redação no Enem. No total, foram mais de 100 mil textos produzidos nesse período.

A nível de estado, os dados também são impressionantes. Na Paraíba, já foram contabilizadas 502 redações de excelência produzidas pelos estudantes no Enem de 2023. Vale ressaltar que esse número ainda é parcial, pois a coleta de dados está em andamento. Mesmo assim, já superou significativamente as 414 redações de excelência registradas no ano anterior. Além desse feito, o levantamento preliminar também identificou 20 estudantes que obtiveram a nota máxima de 980 na redação do Enem. O resultado indica que, pelo menos em uma das avaliações, o desempenho dos estudantes foi considerado exemplar. No Enem de 2022, foram registradas 12 redações com 980 pontos.

“O resultado da escola Dorgival Silveira no Enem 2023 e da Paraíba no geral não apenas celebram as conquistas individuais dos estudantes, mas também destacam o comprometimento dos professores e as iniciativas como o Desafio Nota Mil. É uma história de sucesso que é refletida não apenas em números, mas na formação de cidadãos preparados para desafios futuros, reforçando a importância de programas que incentivam e preparam os estudantes para superar as expectativas acadêmicas”, declara o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza.