Tocantins
21.08.2024Na manhã desta quarta-feira, 21, a Escola Estadual Deoclides Muniz, localizada em Almas, deu início à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com uma blitz educativa organizada pela equipe multifuncional da unidade escolar.
A ação, que teve como tema "Nossa História: Quem Somos e o que Fazemos", visa conscientizar a comunidade local sobre as necessidades e direitos das pessoas com deficiência. A blitz, que envolveu estudantes do Ensino Fundamental e Médio, percorreu as ruas da cidade com faixas alusivas ao tema e carro de som, promovendo uma ampla divulgação da causa.
A responsável pela ação, a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Geanne Oliveira, destacou a importância do movimento. "Acredito que a ação pode ter um impacto positivo na sociedade, pois busca sensibilizar as pessoas da comunidade em que os estudantes da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Deoclides Muniz fazem parte", considerou.
A diretora Ana Andreza também destacou a relevância da iniciativa. "Essa ação é muito importante para que possamos evitar qualquer forma de preconceito e discriminação. A nossa escola veste a camisa da inclusão e do respeito", pontuou.
O estudante Gleibson Tavares Soares, da turma 92.1, ressaltou a importância da ação. "Essa iniciativa é fundamental para que todos ajudem as pessoas com deficiência a viverem melhor na escola, na rua e em suas casas", afirmou.
A orientadora educacional Flávia Rogéria reforçou a importância do envolvimento da comunidade. "Quando todos se envolvem, há uma mudança positiva na percepção e atitude em relação à inclusão. As pessoas passam a compreender que a diversidade é uma riqueza e que a inclusão beneficia a todos", destacou.
Durante a semana, a unidade escolar promoverá também rodas de conversa e acolhimento em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a semana visa promover a conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas dessa população, além de incentivar a organização de políticas públicas que assegurem a inclusão social e o combate ao preconceito e à discriminação.
Anne Deise/Governo do Tocantins