Escola estadual de Tupirama leva estudantes para conhecer sítio arqueológico Caititu

Tocantins

21.10.2024

Os estudantes da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Maria da Glória, localizada na cidade de Tupirama, promoveu uma aula de campo de História, com visita ao sítio arqueológico Caititu, na Área de Proteção Ambiental (APA), e à Usina Hidrelétrica de Lajeado. 

A ação interdisciplinar contou com a participação de 36 estudantes, junto ao grêmio estudantil, sob a coordenação dos professores Daniel Verçoza Vale, de Geografia, e Jocymar Silva Sales, de História. 

Nessa aula especial, os estudantes observaram temas como matrizes energéticas, ecossistemas, patrimônio cultural e a importância da preservação cultural e ambiental. O que representou uma vivência dos conteúdos apresentados em sala de aula. A atividade demonstrou o valor de metodologias que integram teoria e prática, fortalecendo o ensino e a aprendizagem.

A estudante Francielly Thifany Vieira da Conceição, do 8º ano do ensino fundamental, destacou a experiência. “Foi possível analisar as pinturas rupestres, tema que também discutimos em sala de aula. Durante a visita, abordamos os diferentes tipos de energia, conhecemos o funcionamento da usina hidrelétrica, além disso, observamos a vegetação do cerrado”, contou. 

Mariane Reis Costa, do 8º ano do ensino fundamental, ressaltou a importância da visita. “Eu não sabia de existência de pinturas rupestres no estado do Tocantins. Estudamos o assunto na disciplina de História e na disciplina de Arte. Foi muito legal olhar as pinturas feitas há milhares de anos. Ao termos a experiência de ver tudo isso, aprendemos ainda mais”, comentou.

Para a estudante Mikaely Tavares Pereira, que estuda na turma do 7º ano do ensino fundamental, a visita ao sítio arqueológico teve muitos significados. “As pinturas rupestres me chamaram bastante atenção, porque eu nem acreditava que existia de verdade. E também foi muito legal aprender sobre o funcionamento da hidrelétrica, como funcionam as comportas e os tipos de energias renováveis”, frisou.

Seduc/Governo do Tocantins