Tocantins
25.09.2024A Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, localizada em Almas, promoveu nesta quarta-feira, 25, um evento inovador para a comunidade escolar: a Escolha Democrática do Cardápio Escolar para 2025. A iniciativa contou com a participação ativa do Grêmio Estudantil e dos Líderes de Turma, envolvendo os alunos diretamente na decisão sobre os alimentos que farão parte das refeições no próximo ano.
O momento foi conduzido por Edvarta Cardoso Pedrosa, Auxiliar de Apoio Financeiro da escola, responsável pela organização do evento. Segundo Edvarta, a aceitação dos alimentos pelos estudantes é um fator importante para garantir a qualidade da alimentação escolar. "Toda atenção dada a eles neste processo democrático reflete o compromisso da escola com o bem-estar e a satisfação dos alunos", afirmou.
A diretora Ana Andreza destacou a importância desse tipo de ação. "Acreditamos que a escola deve fazer uma escuta ativa de forma efetiva. Este processo democrático é fundamental, pois promove um ambiente de respeito às escolhas dos estudantes e fortalece a relação entre escola e comunidade", disse.
A cada estudante foi disponibilizado uma planilha com várias opções de cardápio que após análise e aprovação serão implementadas em 2025. Entre os estudantes, a satisfação foi evidente. Bernardo Cardoso dos Santos, um dos participantes, celebrou a oportunidade de contribuir com as escolhas para o novo cardápio. "Foi muito bom poder participar e escolher o que achamos melhor", comentou.
Para Ana Clara Matos da Silva, a experiência também foi positiva. "Achei muito legal, pois teremos a chance de diversificar ainda mais o cardápio. Já é bom e com certeza vai melhorar ainda mais”, relatou.
A Orientadora Educacional Flávia Rogéria complementou ressaltando a relevância de uma alimentação saudável no ambiente escolar. "Uma alimentação equilibrada é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos estudantes. Essa escolha democrática é um passo importante para assegurar que eles estejam satisfeitos e bem nutridos”, pontuou.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins