Escola estadual de Sergipe promove oficina de Arteterapia com mães de alunos

Sergipe

13.03.2023

Um grupo de mães esteve nesta manhã na Escola Estadual Professor Benedito Oliveira, em Aracaju, não para falar sobre as notas dos filhos, nem conhecer os professores ou fazer alguma queixa. Elas tiveram um encontro com a psicóloga Elen Paesante, que realizou uma oficina de Arteterapia para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A oficina faz parte das atividades de apoio psicossocial da escola e trouxe à tona a importância de trabalhar a saúde mental com a comunidade escolar, dentro da perspectiva preventiva.

A psicóloga Elen Paesante disse que, por meio da arte, no caso, imagens de revistas, as mulheres partilharam suas histórias, dores e angústias, bem como alegrias e motivações. “Elas puderam se perceber como mulheres, papel que muitas vezes acaba ofuscado pelo papel de mãe, esposa e outros. Foi possível sentir a emoção dessas mulheres em um espaço seguro, todinho para elas no seu dia”, disse.

Paesante ainda ressaltou a ideia de trazer as mães à escola como forma de proporcionar-lhes o sentimento de que esse ambiente também pode fazer parte da rotina. “É interessante trazer as mães para as escolas sem que seja para falar de notas, para se queixar, mas para que elas sejam assíduas, e que façam parte desse universo”, afirmou.

As mães escolheram as imagens de revistas e construíram cartazes com frases, textos bíblicos, lembranças das histórias de vida de cada uma. A partir daí, trouxeram traços das vidas delas com suas dores, emoções e vivências. “A gente usou a arte porque ajuda nessa expressão, e se tivéssemos utilizado somente a fala, essas histórias não teriam aparecido em um ambiente em que elas não se conheciam. Foi muito intenso; elas se emocionaram. Isso me motiva”, afirmou.

Dentre as participantes, Eliz Santos, profissional dos serviços gerais da escola, disse que foi um momento necessário na vida dela. “Foi um momento incrível, preciso na minha vida e de todas as outras pessoas presentes. Bom e necessário para expressar muitos sentimentos guardados”, contou.  

O diretor da escola, Carlos de Aquino, expressou satisfação com a oficina e disse que além das atividades psicossociais desenvolvidas, a escola tem uma parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos para transformar os estudantes em agentes ambientais; projetos de hip hop e oficina de grafitagem; além de dinâmicas de acolhimento com os alunos, entre outros projetos.