Escola Estadual de Paranã realiza Semana da Harmonia Mental e Numérica

Tocantins

27.05.2024

A Escola Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco realizou, no último dia 22, a abertura da Gincana da Matemática com os estudantes do Ensino Médio. A iniciativa que considera o estudante como protagonista tem por objetivo proporcionar a construção do conhecimento. O encerramento está previsto para acontecer nesta quarta-feira, 29.

A ação intitulada “Semana da Harmonia Mental e Numérica”, enfatiza a importância de estabelecer o equilíbrio entre desenvolvimento intelectual (representado pela matemática e as demais áreas do conhecimento) e o bem-estar emocional (representado pela saúde mental), além de incentivar a integração entre as áreas de conhecimento.

A abertura foi marcada pelo “grito de encorajamento” com ação social de arrecadação de cestas básicas para doação entre às famílias dos estudantes e comunidade local. A programação segue com atividades lúdicas, apresentações de paródias, peças teatrais, dança terapêutica, oficinas com jogos e muita competição. 

“O estudante do 1° ano do Ensino Médio, Iago Neves do Nascimento, 15 anos, participante pela primeira vez da gincana, falou sobre sua experiência. . “Promove a aprendizagem, além do trabalho em equipe e como entender nossos sentimentos. É uma ferramenta muito interessante que a escola desenvolve com os alunos”.

Igualmente, tais atividades serão relevantes para que haja troca de experiências e socialização entre alunos, professores e demais colaboradores da escola, promovendo assim um ambiente de respeito, interação, integração e aprendizagem.

De acordo com a professora e coordenadora da área de matemática e suas tecnologias, Giselia Cristina Barbosa, foi um momento de importante reflexão para o tema. “Já é uma tradição na escola a gincana da matemática, mas procuramos agregar novas temáticas para direcionar a reflexão do assunto deste ano. Buscar o equilíbrio entre o estudo e os números aliado à saúde mental, como também fazer os estudantes pensar no outro através das ações”.

Para o estudante do 2° ano do Ensino Médio, Joel Junio Ramos Rogrigues, 16 anos, a aprendizagem acontece de forma intencional.

“Eu creio que este projeto é importante porque busca despertar os jovens e conscientizá-los sobre sua saúde mental. Isso é trabalhado de forma leve, mas competitiva, esse é o charme do evento”, considerou.

 

Anne Deise Lopes/Governo Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins