Escola estadual de Miracema implementa sistema de recompensas para melhorar o comportamento e aprendizagem dos estudantes

Tocantins

08.11.2024

A Escola Estadual Oscar Sardinha, em Miracema, tem se destacado por implementar um projeto inovador que visa melhorar o comportamento, o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar entre os estudantes. O grande diferencial da proposta é o uso de uma moeda educacional, que premia atitudes positivas com recompensas e fortalece a convivência pacífica entre os estudantes.

A estratégia começa com um diagnóstico contínuo e personalizado do comportamento de cada estudante. Uma equipe multiprofissional realiza um acompanhamento detalhado, registrando as informações em fichas de acompanhamento individualizadas. Essas fichas contêm dados sobre o comportamento social e acadêmico de cada estudante, permitindo a identificação de avanços e problemas, como casos de bullying ou dificuldades de aprendizagem.

A idealizadora do projeto e orientadora educacional, Milena Alves de Sousa Azevedo ressalta a importância do projeto.  “O objetivo é criar uma cultura de paz e respeito, onde cada estudante tenha a oportunidade de refletir sobre suas atitudes, perceber a importância da empatia e entender que suas ações têm consequências no ambiente coletivo. Estamos otimistas de que este projeto continue alcançando bons resultados”, declarou.

Recompensando o bom comportamento

O principal destaque da iniciativa é a criação da “Moeda Educacional Oscar", uma espécie de "cheque simbólico” que os estudantes ganham ao acumular pontos positivos por comportamento adequado e desempenho acadêmico satisfatório. Esses pontos são somados e podem ser trocados por itens na "Lojinha Oscar”, um espaço criado na escola com produtos arrecadados pela comunidade escolar e comerciantes locais.

A troca de pontos por prêmios (material escolar, mochila, calçados etc.), além de incentivar o desempenho escolar, também ajuda na prevenção de comportamentos indesejáveis como bullying, ao permitir que a escola intervenha rapidamente quando necessário. Essa abordagem não só promove a cultura da paz, mas também favorece a redução da evasão escolar, uma das metas principais do projeto.

“As experiências que presenciamos comprovam que quando estes estudantes são estimulados e se sentem emocionalmente bem em um ambiente onde suas emoções são compreendidas, há um impacto direto na aprendizagem e no convívio social”, explica a psicóloga e integrante da equipe multiprofissional, Isabela Ferreira Valadares.

A estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Bruna Almeida Bertoldo, 13 anos, expressou a importância do projeto. “O projeto Oscar ajuda a incentivar a todos sobre o respeitar, não fazer bullying, não ser preconceituoso e ainda nos ensina a economizar dinheiro”, declarou.

O projeto também contempla a bonificação de pontos adicionais para os estudantes que participam da Jornada Ampliada, uma extensão curricular com foco em atividades pedagógicas e extracurriculares. O incentivo também se aplica àqueles que participam de momentos cívicos, como o desfile 7 de setembro, obtenção de nota máxima e a participação  ativa dos responsáveis nas reuniões escolares.

Para a estudante Ana Karolina Pereira Miranda, 13 anos, o incentivo com a moeda educacional só veio a contribuir com a escola. “Antes muitos alunos estavam desmotivados, mas agora vejo que estão se esforçando mais, fazendo mais trabalhos. A moeda Oscar trouxe muitas melhorias e nos inspira a querer sempre mais e nos dedicar para conquistar”, pontuou.

Melhora no comportamento e na aprendizagem

Os resultados observados desde a implementação do projeto são visíveis. A escola já registrou uma redução de 39,32% nas faltas, o que indica um maior engajamento dos estudantes com a rotina escolar. Além disso, as ocorrências de bullying e indisciplina diminuíram em 43,24%, refletindo a eficácia da abordagem na escola.

Nos índices de aprendizagem, os estudantes também apresentaram resultados significativos com as estatísticas de desempenho escolar. Segundo informações do último conselho escolar, houve uma redução expressiva de quase 50% no número de estudantes com nota abaixo da média, considerando uma comparação entre o 2° e 3 ° bimestre deste ano.

A assistente social Carla Tatiane Mangabeira Ribeiro Silva, destaca a evolução social dos estudantes e o reflexo no contexto familiar. “Os estudantes que não têm condições financeiras e acessos sociais aos seus direitos conseguiram idealizar e conquistar por meio do empenho. A interação social vai além dos muros da escola, pois as famílias começaram a participar e também se tornaram protagonistas do projeto”, disse.

Protagonismo estudantil

A participação ativa dos estudantes é outra estratégia do projeto. Alguns estudantes são escolhidos para atuar como protagonistas, desempenhando funções importantes, como monitoramento dos colegas, divulgação do projeto e denúncias de problemas que possam surgir, como desrespeito às normas ou bullying.

Esses líderes, como a estudante do 8 º ano, Anna Jully Soares Reis, ajudam a divulgar a mensagem do projeto e atuam como agentes de transformação no ambiente escolar. "O Projeto Oscar ajudou a melhorar o ambiente escolar de várias formas, o que fez com que os estudantes se empenhassem mais. Além disso, houve uma grande diferença no combate ao bullying e na melhoria dos comportamentos dentro da sala de aula”, relatou.

 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins