Escola Estadual de Gurupi desenvolve projeto ambiental

Tocantins

04.10.2022

Em alusão ao Dia da Natureza, comemorado nesta terça-feira, 4, a Escola Estadual Cívico Militar Hercília Carvalho da Silva, de Gurupi, promoveu no final de setembro, a ação educativa, Trilha Ecológica Orientada “Serrinha”: desenvolvendo hábitos de saúde e sustentabilidade com responsabilidade. O objetivo foi coletar o lixo da trilha, realizar estudo interdisciplinar e planejar demais práticas que contribuam para a educação ambiental integrada à preservação da saúde dentro e fora do ambiente escolar. 

Além disso, a iniciativa educativa voltada para os estudantes das 1ª e 2ª séries do ensino médio teve como meta despertar a consciência da comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e a necessidade de redução dos impactos ambientais ocasionados pela interferência insustentável dos ser humano na natureza. 

Neste contexto, a trilha ecológica orientada e coordenada pelo corpo docente da unidade de ensino, aplicou atividades educativas interdisciplinares entre os componentes curriculares de língua portuguesa, educação física, arte, biologia, geografia e ciência. Relacionando-as ao meio ambiente de forma lúdica e envolvente com a realização de palestras, passeios interativos e demais atividades que trabalhem não só as teorias vistas em sala de aula, como também as competências e habilidades adquiridas na prática. 

De acordo com a diretora, Leila Ribeiro da Silva Alves, a ação foi de suma importância. “A ação integrada entre alunos e professores foi essencial para despertar nos alunos o interesse pelas causas ambientais. Sendo também uma forma de fomentar o desejo de serem replicadores desta ação positiva, ajudando a sociedade a adquirir valores socioambientais, aumentando também a atitude crítica dos participantes”, destacou a gestora. 

Para a aluna, Juliene Pereira de Oliveira, da 1ª série do ensino médio, a experiência foi incrível. “Pudemos vivenciar na prática e em meio à natureza as aulas de geografia, biologia e história, o que facilitou muito o aprendizado e tornou as aulas bem mais atrativas e dinâmicas. Além do aprendizado, realizamos a limpeza da trilha e tivemos a oportunidade de contemplarmos o pôr do sol, foi incrível”, destacou a estudante. 

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins