Escola Estadual de Figueirópolis exalta cultura local com festival de arte

Tocantins

27.05.2024

A Escola Estadual Alair Sena Conceição, de Figueirópolis, realizou na última sexta-feira, 24, o festival “Arte Viva”. O evento que já está em sua 3ª edição teve como tema “raízes culturais”, exaltando a cultura local por meio de diversas expressões artísticas.

O festival tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento das habilidades de produção artística e cultural dos estudantes, além de resgatar a cultura e as tradições da comunidade local. O evento contou com música, danças de forró, quadrilha junina e um desfile protagonizado pelos estudantes narrando a história da tradicional corrida de argola.

Para a diretora da escola, Silvia Paula, o evento foi muito marcante e contou com a presença em peso da comunidade. “Pais, estudantes, toda a comunidade, prestigiaram o talento dos nossos estudantes, e foi muito bom ver nossos jovens engajados, trabalhando em equipe, para que o evento acontecesse. É sempre muito importante poder retratar as raízes culturais, relembrar a nossa história. Então foi um evento muito bom, muito marcante”, pontuou.

A estudante Maria Eduarda de Matos Aguiar relata que foi um evento aberto ao público, que contou com engajamento de todos da instituição para que acontecesse. “Nós alunos saímos da zona de conforto de estar sempre na teoria e partimos para a prática, pudemos usar a nossa criatividade. O tema do festival foi raízes culturais da nossa região, e a gente implantou isso de uma forma muito importante, tivemos apresentações de quadrilha, exposição de objetos antigos. Espero que tenham mais eventos assim”.

De acordo com a professora de História e coordenadora da área de humanas, Carolina Moreno, essa foi uma edição muito especial do festival. “Dessa vez nós resolvemos celebrar a cultura local do nosso município, trazendo as raízes culturais que fazem parte da nossa história. E o nosso festival celebrou as diversas artes em suas variadas facetas e permitiu que a nossa comunidade vivenciasse todas as exposições e apresentações. Esse ano nós pudemos proporcionar à comunidade essa vivência mais próxima da cultura local do nosso município”, concluiu.

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins