Tocantins
09.09.2024Com o objetivo de transformar a leitura numa atividade de rotina na vida dos estudantes, a equipe do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, localizado em Combinado, está promovendo atividades para movimentar a escola nesta Semana da Leitura. Uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Educação, tendo como foco o Dia D da Leitura, marcado para 11 de setembro.
A equipe de Linguagens do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva está desenvolvendo o projeto denominado “Biblioteca ativa, uma oportunidade para criar”, como estratégias para motivar os alunos a lerem, principalmente, os que ainda não têm tanto interesse pelo universo dos livros.
E como forma de motivar e incentivar os alunos, serão premiados os leitores Lucas Bastos, Yelly Luciano, Mayck Fernandes e Otávio Alves Caminhas, durante a programação no dia 11.
A leitura e o contato com os livros fazem parte da rotina das atividades pedagógicas, mas como forma de atrair ainda mais o interesse dos estudantes, foi realizado no último dia 5, um Luau Literário. Os alunos foram levados para um ambiente aconchegante e tiveram uma programação variada com músicas, recitais, apresentações culturais, desfiles, socialização de livros e apresentação de produção de textos.
A equipe da escola aproveitou a ocasião e fez uma homenagem à escritora mineira Carolina Maria de Jesus, que ficou conhecida em 1960, pela publicação de seu livro Quarto de despejo - diário de uma favelada, no qual relata o seu dia a dia na favela do Canindé, na cidade de São Paulo. Participaram do Luau Literário os grupos das Trilhas de Linguagens denominados de Clube dos Literatos Juvenis e Eu sou o Meu Padrão.
O projeto está sendo desenvolvido na escola pelos coordenadores de Programas e Projetos, Dionísio Sobrinho, Berlarmino Oliveira e Theizy Nastácia Cardoso Sales, professora e coordenadora de Linguagens, com o apoio de toda a equipe da escola.
A professora Theizy Natácia destacou a importância de a escola promover o acesso aos livros. “O Dia D da Leitura tem a finalidade de incentivar a leitura. E percebemos como resultados significativos uma maior procura pelos livros da biblioteca e percebemos o desenvolvimento das habilidades de oralidade e maior desempenho na compreensão dos textos”, afirmou.
Alunos falam de suas leituras
Yelly Luciano Pereira, 17 anos, da 3ª série do Ensino Médio, é uma das estudantes que será premiada. “Dos meus livros preferidos e que eu indicaria aos colegas são as obras O Mulato, de Aluísio de Azevedo, e O Código Da Vinci, de Dan Brown. O Mulato eu gostei bastante por diversos motivos, mas principalmente por retratar a realidade daquela época, descrevendo o sistema escravocrata, as desigualdades e os preconceitos sofridos. Já o livro o Código Da Vinci me marcou devido ser uma obra de investigação, cheia de suspense, que cativa a nossa atenção”, explicou Yelly.
Para a estudante, a leitura lhe ajudou a compreender melhor o mundo e a sociedade, por ampliar as informações e ser uma fonte de conhecimento.
O estudante Otávio Caminhas, 15 anos, da 2ª série do Ensino Médio recomenda os livros de Machado de Assis, principalmente, a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. “Esse escritor tem histórias fantásticas. Com a leitura, eu aprendi a ser mais paciente, além de todo o conhecimento que adquirimos”, frisou.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins