Escola estadual de Colmeia é a primeira do Tocantins a oferecer eletiva voltada para programação web e criação de jogos

Tocantins

30.09.2024

Programação web e criação de jogos são áreas empolgantes e relevantes que podem engajar e inspirar os alunos do Ensino Médio. Introduzir essas disciplinas no currículo pode oferecer aos estudantes habilidades valiosas e prepará-los para oportunidades futuras. Para atender esta demanda, a Escola Estadual Serra das Cordilheiras, em Colmeia, criou um Itinerário Formativo (Eletiva) voltado para programação web e criação de jogos, o primeiro da rede estadual de ensino do Tocantins.

A procura pela Eletiva foi tão grande que, a princípio, seria oferecida apenas uma turma, porém foi estendida para mais duas turmas. As três aulas semanais contam com a presença de 100% dos alunos matriculados. 

A diretora Lúcia Helena de Oliveira explica como foi o processo de criação para oferecer o Itinerário. “Vivemos num mundo tecnológico e ao pesquisar o portfólio das ofertas de eletivas, nós percebemos que não tinha nenhuma que atendia a demanda dos nossos alunos. O processo foi simples, criamos e encaminhamos para a Superintendência Regional de Guaraí, que fez a análise com algumas adaptações, enviamos e foi aprovado pelo Conselho Escolar. E a recepção dos alunos para essa eletiva foi incrível, eles amaram. E a procura foi tanta que está sendo ofertada para três turmas”, ressalta a gestora.

O responsável pela Eletiva, o professor Gustavo Melo da Silva, conta que foi convidado para trabalhar na jornada ampliada e, como gosta de programação, ofereceram o curso. Alguns alunos se interessaram, começaram a fazer pequenas reuniões no contraturno e formaram um grupo de estudo que se mostrou interessado em estudar programação.

“Daí surgiu essa ideia, por que não ofertar uma efetiva voltada principalmente para esta área? E está sendo um sucesso, estamos apresentando um universo que muitos deles nem conhecia. A gente sabe que a eletiva dura apenas seis meses, mas essa pequena contribuição vai gerar um grande impacto e pode contribuir com o desenvolvimento profissional deles”, argumenta o professor.

Futuros programadores

O estudante Adriano Júnior, 15 anos, cursa o primeiro ano do Ensino Médio, e diz que as aulas estão sendo muito interessantes, principalmente por se tratar de uma coisa que cada vez está mais presente no nosso cotidiano, que é a programação e o desenvolvimento de aplicativos. “Por isso eu acho muito interessante participar desta eletiva, participar dessas trilhas que envolvem programação e gamificação, porque é uma área de meu interesse profissional, inclusive já trabalho com ela”.

Também envolvido em jogos e programação desde adolescente, Victor Alexandre Pinheiro Cardoso, 15 anos, revela que seu objetivo em participar desta eletiva é aprender programação de jogos. “Sempre gostei deste meio digital, até tentei estudar sozinho, mas foi muito difícil. Com a eletiva percebi que era uma grande porta para o meu futuro, já que o mercado de trabalho nesta área é bastante amplo, mas exige que você conheça pelo menos o básico de programação. Meu objetivo é um dia me tornar um programador de jogos, poder criar jogos e crescer na vida profissional”.

No último ano do Ensino Médio, Rebeca Macedo, 17 anos, tem o argumento na ponta da língua para explicar seu interesse na eletiva. “A carreira que eu quero seguir, quando terminar o Ensino Médio, é programação, especificamente programação de jogos ou outro envolvendo segurança. Então a eletiva me ajudou a revisar o que eu já sabia e iniciar outros conhecimentos, porque será de suma importância para a minha formação”.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

SRE Guaraí/Governo do Tocantins